Entretenimento



Falando de sexo

Como fica a vida sexual feminina após tratamento contra um câncer

Sintomas como os da menopausa podem ser reduzidos com tratamentos seguros

14/07/2016 - 20h00min

Atualizada em: 14/07/2016 - 20h01min


Andrea Alves
Lucia Pesca


Tenho 50 anos e estou passando por um momento difícil. Tive câncer de mama há dois anos. Fiz cirurgia, fiquei bem, mas tomarei medicação por cinco anos para evitar que eu tenha a doença novamente. Só que ela me fez entrar na menopausa e sentir sintomas como calorões e pouca lubrificação. Incomoda muito. O que devo fazer?

Em primeiro lugar, não fique brigando com a medicação, pois ela é importantíssima para auxiliar a reduzir a probabilidade de ter câncer novamente. Agora, amiga, a menopausa tem muitos sintomas desconfortáveis mesmo, mas é possível resolver com tratamentos seguros.

A secura vaginal é um dos mais comuns. A mudança dos hormônios cria uma diminuição na lubrificação genital que pode tornar o sexo desconfortável e doloroso para as mulheres. Agora, arregace as mangas e vamos à luta, amiga!

Lembre-se de que quanto mais você tiver relações sexuais e desfrutar de orgasmos, melhores serão a sua resposta sexual e os seus desejos. Invista em muitas preliminares! Afinal, à medida que envelhecemos, nossa resposta sexual tende a desacelerar.

Ouça seu médico

Também é útil tentar posições que estimulam diretamente o clitóris. Use lubrificantes à base de água, porque produtos à base de silicone e de óleo podem romper a camisinha.

Outra dica: beba líquidos e coma alimentos ricos em gorduras saudáveis para ajudar a promover o bom colesterol. Mas o mais importante é você conversar com seu oncologista e/ou ginecologista sobre o que está passando. A satisfação sexual é muito importante para uma vida feliz.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Mande suas dúvidas e sugestões para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias