Despedida
"Ele me disse: eu vou desenvolver a doença", lembra Miguel Falabella, sobre Guilherme Karam, sepultado nesta sexta
Ator faleceu aos 58 anos, nesta quinta-feira, após lutar contra a síndrome de Machado-Joseph e será enterrado no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Morto nesta quinta-feira, aos 58 anos, o ator Guilherme Karam foi sepultado no início da tarde desta sexta-feira,no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, de acordo com o Ego. De acordo com a reportagem do site, que conversou com funcionários do cemitério, não houve velório.
Relembre os principais personagens interpretados por Guilherme Karam
Vítima da síndrome de Machado-Joseph - doença genética degenerativa do sistema nervoso -, Karam estava internado Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio, há cerca de dois anos. Amigo de anos de Karam, Miguel Falabella, que esteve na cerimônia, relembrou a relação com o ator:
– Um ator de rara energia em cena. Tive a honra de trabalhar com ele por quase uma década. Fizemos uma dupla que foi memorável na época, Falabella e Karam, e além disso ele era uma pessoa muito generosa, muito querido, sempre. É lamentável. Ele sabia da doença, sempre falou da doença. Durante um período achou que ele não desenvolver. Mas me lembro perfeitamente que um dia ele falou pra mim "eu vou desenvolver a doença" – disse Falabella
"Só resta pedir a Deus que ele não sofra", diz pai de Guilherme Karam
A doença, herdada da mãe, é genética e hereditária, podendo ser transmitida pelo pai ou mãe. A doença é causada por uma mutação no gene do cromossomo 14, que gera uma proteína anormal (a ataxina 3) que se acumula dentro de algumas células do cérebro e tem como sintomas falta de coordenação, dificuldade em caminhar e desequilíbrio do eixo corporal, além de debilitação da deglutição. O portador perde os movimentos, até o ponto de precisar de uma cadeira de rodas para se locomover. Três irmãos do ator já apresentaram a doença e dois morreram em sua decorrência.