Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes fala sobre o segredo para ter uma vida longa, saudável e feliz

02/09/2016 - 10h00min

Atualizada em: 02/09/2016 - 10h01min


Magali Moraes
Enviar E-mail

Primeiro, deixa eu contar o segredo pra abrir a cabeça e aprender com pessoas interessantes sobre os mais variados assuntos. Você conhece o TED? É uma série de palestras de até 18 minutos que acontecem ao redor do mundo. São ideias que merecem ser espalhadas, como eles dizem. Na internet é fácil procurar e assistir com legendas. É inspirador, vai por mim.

Semana passada, dois amigos me enviaram o mesmo vídeo e gostei tanto que lembrei de dividir com você. É sobre o estudo mais longo já feito pra acompanhar o desenvolvimento adulto e descobrir o segredo de uma vida feliz e saudável. Desde 1938, a universidade americana Harvard observou de perto a vida de 7 mil homens, pobres e ricos, com entrevistas frequentes da adolescência até a maturidade. Sessenta deles continuam vivos e participando da pesquisa. Suas mulheres, filhos, netos e bisnetos também. Diversas gerações de pesquisadores levaram adiante esse projeto, que já dura 75 anos e segue firme!

Conexões

Leia outras colunas da Maga

Sabe o que eles descobriram? Não é dinheiro ou sucesso que ajudam a viver bem e bastante. O segredo são as conexões sociais. Ter amigos do peito, conviver com a família e os vizinhos, participar da comunidade, amar e ser amado. Essa rede emocional nos protege, ao contrário da solidão e dos conflitos. Mas não pense que o mais importante é a quantidade dessa turma, e sim a qualidade dos relacionamentos.

Laços de amor, amizade, confiança e companheirismo não alegram somente o espírito. Nosso cérebro continua se sentindo um gurizão e a memória não adoece. Quando os participantes do estudo completavam 50 anos, independente das suas histórias de vida, os pesquisadores já sabiam como eles iriam envelhecer. O segredo era a satisfação com sua rede emocional, não o nível de colesterol dos exames. Poder contar com alguém, aconteça o que acontecer, é a maior riqueza que acumulamos ao longo da vida. Você está cuidando bem desse tesouro?



MAIS SOBRE

Últimas Notícias