Falando de sexo
Saiba quais são os cuidados que devem ser tomados antes de iniciar a vida sexual
Sexo é ótimo, mas tem que ser seguro, pede responsabilidade e respeito por si e pelas suas atitudes
Tenho 15 anos e ainda sou virgem. Já fiquei com muitos guris e tô de rolo com um querido, fofo, lindo, tudo de bom! Ele tem 17 anos, e a gente já está ficando direto há uns dois meses. Adoro ficar com ele, a coisa está esquentando muito mesmo, e eu não tomo pílula, nunca fui ao ginecologista, mas tô tri a fim de transar com ele! Acho que transar só uma vezinha não vai dar nada, né? O que devo fazer?
Querida, não! Não dá para “transar só uma vezinha” sem usar um método anticoncepcional nem preservativo! Sexo é ótimo, mas tem que ser seguro, pede responsabilidade e respeito por si e pelas suas atitudes.
É muito importante ir ao ginecologista. O erro de muitas pessoas é usar métodos anticoncepcionais indicados por amigos ou por conhecidos, sem orientação profissional. Leve em conta a sua saúde sexual antes de pensar no prazer.
Antes do uso de qualquer medida contraceptiva, procure um profissional de confiança porque, prevenindo, você evita uma gravidez não planejada. Um método anticoncepcional, como a pílula, e a camisinha formam, segundo os médicos, a dupla infalível para evitar a gravidez fora de hora. Dessa forma, vocês estarão prevenidos também contra doenças sexualmente transmissíveis como a aids e outras.
Prevenção máxima
Uma gravidez exige muita responsabilidade, e, se você ainda não está preparada, siga ao máximo o caminho da prevenção. A adolescência é uma fase delicada, marcada por desafios e alguns dilemas existenciais.
Descobrir o que fazer da vida e como lidar com as situações gera curiosidade, interesse, desejo, angústia, medo e ansiedade. Portanto, faça do sexo algo gostoso e sadio na vida.
Escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br
Leia outras colunas aqui