Coluna da Maga
Magali Moraes escreve sobre o Dia de São Patrício
Sou devota do Toninho, o querido Santo Antônio. E você? De uns anos pra cá, tem muita gente cultuando um santo que nem é nosso. É o caso de São Patrício, o padroeiro da igreja católica da Irlanda. Hoje, 17 de março, é o Saint Patrick's Day (o dia dele). A festa acontece em todos os países que falam a língua inglesa ou em qualquer lugar onde existam descendentes de irlandeses. O Brasil está no mapa das comemorações. Oh, yes!! Somos festeiros! Em Porto Alegre, vão fechar ruas pra bebemorar. Nunca se viu tanto irlandês (de coração, que seja) aqui nos pampas.
Não estranhe se o Laçador ganhar uma iluminação verde essa noite. Em diversos pontos do planeta, é comum homenagear o santo iluminando monumentos e tingindo de luz as águas de rios. Tá achando loucura? As famosas Cataratas do Niágara, no Canadá, ficam verdinhas pra delírio dos devotos de São Patrício. É que ele carregava um trevo de três folhas pra explicar a Santíssima Trindade. Daí a cor e o trevo viraram símbolos do padroeiro.
Cerveja verde
Nessa festa animada acontecem paradas ao estilo do nosso carnaval. Você acha que o pessoal se contenta em vestir só uma blusinha verde? Bora lá pintar o rosto e usar verde da cabeça aos pés. Ou então se fantasiar de duende com uma longa barba laranja, pote de ouro, cartola e paletó verdes. O que duende tem a ver com catolicismo? Nada. É parte do folclore irlandês. Desde que não falte cerveja, tá tudo certo. E cerveja verde!!
Tão longe, tão perto. Hoje a Irlanda é aqui. Alguém pode achar ruim a gente se apropriar de uma data que não faz o menor sentido no Brasil (assim como aconteceu com o Halloween, o Dia das Bruxas, que nós pegamos emprestado dos Estados Unidos e nunca mais devolvemos). A questão é que o mundo está cada vez menor. A tecnologia aproxima as pessoas, e o comportamento vai ficando mais e mais parecido. Por que não comemorar todos juntos? Feliz Dia de São Patrício!