Falando de Sexo
Como escolher o melhor método anticoncepcional
Uma conversa franca com o ginecologista é fundamental para tomar a decisão
Toda mulher precisa tomar anticoncepcional? Como faço para escolher o melhor método?
É claro que você não é obrigada a tomar algo que não queira. Mas tenha em mente que os métodos contraceptivos são mais eficientes do que a camisinha para evitar uma gravidez não planejada.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
Se você quiser aderir a um método contraceptivo, o ideal é conversar com o seu ginecologista sobre todos os tipos. A partir daí, vocês podem decidir juntos qual é o ideal.
Antes de introduzir o uso de métodos contraceptivos hormonais, é necessário que o profissional investigue se há alguma contraindicação. Alguns exemplos são antecedente pessoal de hipertensão arterial, doenças gastrointestinais, antecedente familiar de câncer de mama, entre outros.
Em conjunto
Na ausência destes fatores, é hora de saber qual o método ideal para você. O ginecologista deve explicar os prós e os contras de todas as opções, e a escolha será feita em conjunto entre médico e paciente. Aproveite a consulta para tirar todas as suas dúvidas e não esconda nada do seu médico.
Jamais tome o anticoncepcional indicado por sua amiga. Seu corpo é diferente do organismo dela. Um comprimido ou DIU que só trás benefícios para ela pode não ser tão bom assim para você. Se uma amiga perguntar sobre o seu método, indique que ela vá ao ginecologista.
É extremamente importante procurar um médico de confiança e conversar com ele sobre contracepção. É a sua saúde que está em jogo.