Coluna da Maga
Magali Moraes fala sobre mulheres e cabelos: o que há por trás de um corte
"Por que é tão fundamental um homem notar que a mulher cortou o cabelo?" Parei de trabalhar na mesma hora em que ouvi essa pérola, dita obviamente por um colega. E pensei: isso rende coluna. Fundamental é entender o significado do cabelo pra uma mulher. Em vez de explicar só pra ele, resolvi incluir mais gente na conversa. Sim, o papo é com você, amigo leitor. Estou aqui pra te ajudar a prestar mais atenção na alma feminina. Amiga leitora, vem comigo contar pros homens o que há por trás de um corte.
Cabelo é queratina e emoção. É céu e inferno. É autoestima na forma de fios lisos, crespos ou cacheados. É o medo de errar e a coragem de arriscar. É psicologia pura. É se sentir outra pessoa apenas trocando a cor do cabelo. Uma mulher não precisa que um homem aprove seu novo corte. Ela quer mostrar que cortou, simples assim. Pra quem estiver ao redor, homens inclusive. Mais que o corte, quer que notem a mudança que vem de dentro. Por isso, abra seus olhos para as mulheres com quem você convive diariamente.
Adrenalina
"Ela cortou só dois dedos de comprimento!", disse o meu colega. Podia ter cortado só as pontas, não importa. Também podia ter pedido pra raspar do lado com a máquina. Quando uma mulher senta na cadeira do cabeleireiro, tudo pode acontecer. O coração dispara, a dúvida surge. É muita adrenalina nessa relação de amor e ódio com o cabelo. E se cortar demais? E se o arrependimento bater? Pior é alguém dizer que cabelo cresce de novo.
Deve ser por isso que enrolar uma mecha nos dedos é tão terapêutico. A gente fica calminha! No passado, usei anos cabelo bem curtinho. A cada corte, me sentia empoderada (antes dessa palavra existir). E cortava ainda mais. Depois que deixei crescer, nunca mais tosei. Acho que é cultural o apelo que a gaúcha tem por cabelo. A boa notícia é que existem homens que percebem quando a gente corta. Saibam que vocês moram no nosso coração.