Falando de Sexo
Vasectomia pode deixar o homem impotente? Confira mitos e verdades sobre o procedimento
Trata-se de uma cirurgia ambulatorial, que dura entre 15 e 30 minutos
Tenho dois filhos, um de cinco anos e um de dois. Minha mulher queria tentar uma menina, mas eu não quero. Ela entendeu e topou encerrar a fábrica! Mas minha mulher não se dá bem com a pílula.
Temos usado camisinha, só que, muitas vezes, nos esquecemos. Ela me pediu para fazer a tal vasectomia, mas tenho medo dessa cirurgia me deixar broxa.
A vasectomia é a cirurgia que deixa o homem sem a possibilidade de ter filhos. É o mesmo que a laqueadura para as mulheres.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
O homem pode transar normalmente após a operação. Muitos homens deixam de fazer a cirurgia pois acham que vão ficar impotentes ou sem ejacular. Não se preocupem com isso!
Trata-se de uma cirurgia ambulatorial, ou seja, no consultório médico, com anestesia local. O procedimento completo leva de 15 a 30 minutos.
Entenda
Não deve haver qualquer alteração no desejo nem no desempenho sexual. Aliás, muitos pacientes dizem que melhora. Sem o risco de uma gravidez indesejada, a transa acontece com mais frequência e despreocupação.
Depois da vasectomia, o paciente deve continuar utilizando um método anticoncepcional por 60 dias.
Geralmente, os médicos indicam a vasectomia para homens acima dos 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos. Também recomendam nos casos em que a gravidez da parceira pode gerar risco de vida.
Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br