Falando de Sexo
Ajude sua companheira a lidar com os sintomas da menopausa
Os homens devem tentar ser pacientes, compreensivos e prestativos
Minha esposa tem 48 anos e reclama de que está na menopausa, mas eu acho que ela está no climatério. Ela está muito desanimada em relação à libido e com aqueles calores. Sua menstruação está bem irregular, nossa convivência está ficando difícil. Isto tudo associado ao stress se torna uma bomba relógio.
Queria saber o que fazer para deixá-la mais feliz. Em relação às possibilidades de engravidar e sua fertilidade, o que vocês dizem?
Depois dos 40 anos, algumas mulheres começam a ter estes sintomas que você relata. Trata-se do climatério, período até a chegada da última menstruação, que é chamada de menopausa. A confusão é comum.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
No climatério, há uma reviravolta dos hormônios no corpo da mulher. No auge da vida reprodutiva, elas têm 75% de chances de engravidar. Nesta fase de revolução, as chances de gravidez não passam de 20%.
Mudanças de humor, irritação, calorões e insônia são apenas alguns dos sintomas desta fase.
Seja prestativo
Tente ter paciência, ser compreensivo e prestativo. Ao mesmo tempo, não deixe que ela o faça de saco de pancadas!
Lembre-se de que você não é a causa de tudo que ela está sentindo. Se ela começar a não fazer as tarefas diárias e parecer muito descontrolada, leve-a o quanto antes ao médico.
Procure soluções para diminuir o desconforto. Algumas coisas simples, como alcançar água gelada durante a noite para ela beber ou propor uma noite de filmes de comédia, para melhorar o humor dela, podem ajudar. Boa sorte!
Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br