Falando de Sexo
Como ajudar sua parceira a retomar a vida sexual após o câncer de mama
Os seios são um símbolo da feminilidade e, para passar por este momento, é preciso uma boa dose de amor e paciência
Oi, doutoras. A situação aqui em casa está bem ruim. Faz um ano e meio que a minha esposa tirou a mama porque teve câncer. No início, eu entendia que ela não tinha vontade de fazer sexo. Mas, agora, já passou esse tempo, e ela não tem mais desejo sexual. O que eu faço? Isso é normal?
Caro leitor, infelizmente, o câncer de mama ainda atinge um número muito grande de mulheres em todo o mundo. Devemos lembrar que os seios são um símbolo extremamente importante da feminilidade e da sexualidade da mulher. Sendo assim, é bem comum que, após a retirada de um dos seios, elas fiquem com vergonha do próprio corpo e com a autoestima abalada.
Muitas mulheres dizem que se sentem feias, como se tivessem sido “mutiladas”. Outras tantas ficam deprimidas, com receio de serem rejeitadas por seus parceiros. Portanto, é comum que esse tipo de cirurgia atinja a sexualidade da mulher e o relacionamento do casal.
Dicas
É fundamental que os homens entendam a situação vivida por suas companheiras que precisaram passar pelo procedimento de retirada da mama. Cabe a eles ajudá-las a superar o problema, apesar de sabermos que, na maioria das vezes, os companheiros também estão sofrendo com a situação.
Tenha paciência com a sua amada. Dê atenção, mostre que está ao lado dela, seja carinhoso, faça elogios. Diga o quanto você a ama e mostre que continua desejando-a! Só não vale forçar a barra. Tenha paciência, sempre!
Confira um vídeo sobre o assunto:
Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br