Noveleiros
Michele Vaz Pradella: "Das páginas dos livros para a telinha"
Várias obras da literatura inspiram as novelas da Globo
Comemora-se nesta segunda, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro. Para lembrar a data, a coluna mostra que algumas obras da literatura inspiraram, e muito, as novelas que estão no ar.
Orgulho e Paixão é uma mescla das principais obras da autora inglesa Jane Austen. O romance de Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill) — assim como a família Benedito — foi inspirado no livro Orgulho e Preconceito. Ema (Agatha Moreira) é a sagaz heroína de Emma. A história romântica com ares sobrenaturais de Cecília (Anajú Dorigon) e Rômulo (Marcos Pitombo) vem do livro A Abadia de Northanger. A novela traz ainda pitadas das histórias Lady Susan e Mansfield Park.
Já a saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, pode não ter inspirado, mas certamente serviu de referência para a trama medieval de Deus Salve o Rei.
Clara de Monte Cristo?
Em O Outro Lado do Paraíso, a fuga e a vingança de Clara (Bianca Bin) foram baseados na obra O Conde de Monte Cristo, do francês Alexandre Dumas, como o próprio Walcyr Carrasco já admitiu.
Que tal aproveitar o Dia do Livro para conferir uma dessas obras e comparar com a tua novela preferida?