Dramaturgia
Ministério do Trabalho notifica Globo por falta de atores negros em "Segundo Sol"
No documento, órgão faz 14 recomendações à empresa
O Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho, enviou à Globo, na sexta-feira (11), uma notificação recomendatória, em função da novela das nove Segundo Sol, que estreia na segunda-feira (14). Ambientada na Bahia, a novela tem sido alvo de críticas pelo baixo número de atores negros no elenco.
No documento, o MPT faz 14 recomendações à empresa, como a realização imediata de um censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero, um levantamento da quantidade de artistas negros e negras que aparecem em novelas, séries, propagandas, programas de entretenimento, entre outros produtos produzidos pela empresa, bem como o de jornalistas e comentaristas .
Quanto à nova novela, o órgão recomendou e a realização de adequações no roteiro e na produção, a fim de assegurar a participação de atores negros " de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira", diz a nota. A empresa deverá comprovar as providências adotadas em relação a nova novela no prazo de 10 dias. Quanto aos demais tópicos a empresa terá 45 dias, para a apresentação de cronograma de trabalho.
Nota da emissora
Em nota, a comunicação da Globo afirmou: "Recebemos a nota recomendatória do Ministério Público do Trabalho, mas reafirmamos que a Globo respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial."