Quero muito fazer uma vasectomia, mas tenho medo de ficar broxa! É possível reverter depois, se eu quiser?
A vasectomia é uma operação simples, que, raramente, gera inconvenientes. É um procedimento que interrompe a circulação dos espermatozoides que são produzidos pelos testículos e conduzidos via epidídimo (um “tubo” na parte superior dos testículos) para os canais que desembocam na uretra.
Alguns pacientes podem ficar com um pequeno desconforto no testículo após a cirurgia, pois ela bloqueia a passagem dos espermatozoides para o sêmen que vai ser ejaculado, e o epidídimo fica hipertenso.
A maioria dos homens tem medo da cirurgia, de perder a masculinidade ou de outra coisa qualquer. Nada a ver! Não existe nenhum prejuízo com relação à potência ou à performance sexual.
A vasectomia não altera a produção nem a quantidade de líquido eliminado na ejaculação.A libido do homem pode melhorar, já que ele passa a transar sem preocupação. Além disso, a mulher se solta e fica mais participativa, porque desaparece o medo de engravidar.
Reversão
A reversão é viável e possível. Se for feita três ou quatro anos depois da vasectomia, em 90% dos casos, o espermograma (exame que avalia o sêmen) é bom. À medida que o tempo passa, surgem obstruções que complicam a cirurgia.
O procedimento reconecta os tubos que transportam o esperma dos testículos para o sêmen, e você poderá gerar filhos novamente.
Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br