Falando de Sexo
Menopausa pode prejudicar a lubrificação: saiba como diminuir o problema
Bom dia! Tenho 54 anos e estou na menopausa há dois anos. Acontece que venho sentindo que a falta de lubrificação tem prejudicado minhas relações sexuais. O que fazer, gurias?
Como sempre falamos aqui no Diário, a menopausa tem muitos sintomas desconfortáveis, mas é possível resolvê-los com tratamentos seguros. A secura vaginal é um dos sintomas mais comuns, e isto ocorre porque os hormônios no corpo da mulher mudam.
Estas mudanças causam a diminuição da lubrificação genital, o que pode tornar o sexo desconfortável e doloroso. Então amiga, lembre-se de que quanto mais você tiver relações sexuais e desfrutar de orgasmos, melhores serão a sua resposta sexual e os seus desejos.
Dicas
Beba muito líquido, coma alimentos ricos em gorduras saudáveis para ajudar a promover o bom colesterol (que é necessário para ajudar a criar o estrogênio e, assim, a lubrificação). E faça muitas preliminares!
À medida que envelhecemos, a nossa resposta sexual tende a desacelerar. Mas é útil tentar posições que lhe dão estímulo direto no clitóris.
Use lubrificantes à base de água. Os produtos à base de silicone ou de óleo podem romper a camisinha.
Mas o mais importante é você conversar com seu ginecologista sobre as possibilidades de tratamento. A satisfação sexual é muito importante para uma vida feliz e saudável.
Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br