Entretenimento de graça
Festival de teatro em Canoas e shows na Casa de Cultura: nove opções de graça no seu fíndi
Cidade recebe atrações nacionais e internacionais, enquanto Casa do Poeta tem mais uma edição da Casa Expandida
Festival de Teatro movimenta Canoas
Dentro da programação do Festival Internacional de Teatro em Canoas, o fim de semana está repleto de espetáculos de qualidade na cidade, e gratuitos. No sábado, por exemplo, tem o Encontro de Teatro de Caixas, do coletivo Caixa de Pandora, de Porto Alegre. Ainda no sábado, rola a peça Meu Nome é Zé, da Cia Arte e Riso, do Rio Grande do Norte, que relata uma história conhecida de todos os cidadãos dos mais diversos recantos do Brasil, protagonizando discussões de problemas bem atuais.
No domingo, tem a peça Colcha de Palhaços, da mesma companhia do Norte do país, que tem como enredo uma grande colcha de retalhos costurada por uma trupe de jovens palhaços, de pernas firmes em suas andanças pelas estradas do Brasil.
— Onde: Encontro de Teatro de Caixas é no Calçadão de Canoas, Rua Tiradentes, s/nº, neste sábado (1º), ao meio-dia, mesmo dia de Meu Nome é Zé, que rola no Sesc, Avenida Guilherme Schell, 5.340, às 20h. Colcha de Palhaços está em exibição no Parque Getúlio Vargas, Rua Dona Rafaela, 700, neste domingo (dois), às 15h
Art & Beer Rock no shopping
Em dois dias de muito rock, o Art & Beer Festival movimenta Canoas. No sábado, rolam shows de nomes como Samuka Chanel (11h), Paradise Sessions (17h30min) e Rafael Malenotti e as Velhas da Chalaça (20h30min). No domingo, fechando o evento, Cachorro Grande (18h30min), além de outros nomes locais.
— Onde: ParkShopping Canoas, Avenida Farroupilha, 4.545, em Canoas
— Quando: neste sábado (1º) e domingo (dois), a partir das 11h
Casa Expandida tem nativismo e samba
Em mais uma edição do ótimo projeto Casa Expandida, que tem a proposta de abrir a Casa do Poeta nos sábados à noite, o público pode conferir dois grandes nomes de gêneros distintos da música gaúcha. Para começar (21h), tem Ernesto Fagundes e seu bombo leguero, apresentando clássicos da música nativista como Origens e Canto Alegretense.
Depois (22h), rola show de Glau Barros, com canções próprias e sambas clássicos.
— Onde: Travessa dos Cataventos, Casa de Cultura Mario Quintana, Andradas, 736
— Quando: neste sábado, a partir das 18h
Ecarta recebe Fernando Corona Trio
Na programação do Ecarta Musical, tem show de Fernando Corona Trio. No show, Fernando Coronha, Nico Bueno e Mano Gomes apresentam releituras de artistas tão diferentes como Roberto Carlos, Lupicínio Rodrigues (1914 - 1974 ) e Villa-Lobos (1887 - 1959).
— Onde: Fundação Ecarta, João Pessoa, 943
— Quando: neste sábado, às 18h
Uma tarde portuguesa, com certeza
Na Cidade Baixa, rola mais uma apresentação do grupo Alma Lusitana. Criado em 2005, o grupo faz uma mescla de fados portugueses com MPB, tocando clássicos como Casa Portuguesa e Coimbra.
— Onde: Rua Olavo Bilac, na frente do número 198, na Cidade Baixa
— Quando: neste domingo (dois), a partir das 16h30min.
Conto clássico integra Mostra de Artes Cênicas
Dentro da programação da IV Mostra de Artes Cênicas e Música da Câmara de Vereadores da Capital, a atração do sábado é a peça Chapeuzinho Vermelho. No espetáculo, o público pode conferir uma releitura do conto clássico, criada a partir de um texto de um dos mais relevantes dramaturgos franceses da atualidade: Joël Pommera. A peça mostra a percepção da criança frente ao seu cotidiano na contemporaneidade: uma mãe sem tempo, um pai ausente, uma avó doente e solitária, os perigos de sair na rua, o tédio dentro de casa e a vontade de brincar.
— Onde: Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre, Loureiro da Silva, 255, — Quando: neste sábado (1º), às 15h. Entrada franca, com retirada de ingressos trinta minutos antes do começo, no local