Falando de Sexo
Antes de perder a virgindade, proteja-se!
Quando decidir ter relações sexuais, converse antes com um ginecologista para que a oriente quanto ao método contraceptivo mais indicado para você.
Nunca fiz sexo. Mas morro de vontade de fazer com um amigo meu que me pediu. Não sei nada e morro de medo de engravidar, pois sou muito nova. O que devo fazer? Posso engravidar sendo virgem?
Querida, sim, é possível uma virgem engravidar! Para ficar grávida, o ideal é que o pênis esteja dentro da vagina para "depositar" os espermatozoides no colo uterino. Quando não houver penetração, e os espermatozoides – que ficam vivos fora do corpo, dependendo das condições, por até duas horas – forem lançados próximos ou na entrada da vagina, podem deslocar-se para o interior.
Neste caso, estando em período fértil ou próximo dele, é possível, sim, engravidar. Isto, mesmo sendo virgem.
Camisinha sempre
É importante tomar cuidado, também, com o líquido que sai do pênis antes da ejaculação – o líquido seminal ou sêmen –, pois pode conter espermatozoides em quantidade e força suficientes para chegar até o óvulo e gerar a gravidez. Por este motivo, o coito interrompido não se mostra um método contraceptivo muito eficiente ou confiável.
Também pode acontecer quando o homem ejacula na região interna da coxa, próximo à vagina, porque os espermatozoides são capazes de ultrapassar a mucosa do hímen, que é perfurada, e chegar até as trompas e o útero.
Por isso, use sempre camisinha, mesmo que a intenção não seja transar. E, quando decidir ter relação, converse antes com um ginecologista para que a oriente quanto ao método contraceptivo mais indicado para você.
O preservativo ainda é o mais eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.
Se tiver dúvidas e sugestões, mande e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br