Água na Boca
Aprenda a como fazer pão de abobrinha e maionese de rúcula
Feitos em casa, um pão e uma pastinha podem servir como lanche ou até a entrada para uma refeição. Por não conterem conservantes, como os produtos industrializados, cuide para consumir rapidamente esses itens – ou poderão estragar. Nesta página, veja o passo a passo para fazer um pão de abobrinha, dica da chef Paula Weber, do site Pitadas & Palpites, e uma maionese de rúcula.
Pão de abobrinha
INGREDIENTES
- 3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de amido de milho
- 2 colheres (chá) de açúcar
- 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo
- 1 abobrinha pequena ralada no ralo grosso
- 2 ovos
- 1 xícara de leite morno
- 1/2 xícara de azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 100g de castanha do Pará picada
- 50g de queijo parmesão ralado
- Azeite e farinha para untar
PREPARO
/// Unte uma forma grande de bolo inglês — possível também escolher duas pequenas.
/// Em uma tigela, peneire os ingredientes secos: farinha, amido de milho e açúcar. Acrescente o fermento e reserve. Em outro recipiente, misture a abobrinha, os ovos, o azeite, o leite e o sal.
/// Adicione, aos poucos, os ingredientes secos e a castanha do pará e misture até obter uma massa homogênea. Depois, sove a massa em uma superfície com farinha.
/// Coloque na forma e deixe descansar por 40 minutos ou até que dobre de tamanho. Polvilhe com queijo ralado e coloque para assar em forno pré-aquecido por 35 minutos. Desenforme ainda morno.
Maionese de rúcula
INGREDIENTES
- 1 dente de alho
- 50ml leite comum ou leite vegetal (de soja ou aveia, por exemplo)
- 6 folhas de rúcula
- Óleo vegetal ou azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
PREPARO
/// Em um liquidificador, coloque um dente de alho descascado e 50ml de leite. Bata em velocidade média e deixe o aparelho ligado.
/// Remova apenas a sobretampa (aquela tampa menor que fica no meio da tampa principal do liquidificador) e, por meio dela, acrescente, aos poucos, o óleo ou o azeite à mistura. Mas, atenção: você deve derramá-lo vagarosamente, com apenas um fio, ou seja, em pouquíssima quantidade, para evitar que a maionese desande.
/// Siga colocando o óleo ou azeite até que a mistura adquira consistência de maionese (você perceberá que o som do liquidificar vai mudar quando atingir o ponto). Assim que chegar ao ponto, desligue o liquidificador.
/// Tempere, a gosto, com sal e pimenta. Separe as folhas de rúcula e corte-as em partes menores. Coloque a rúcula cortada junto à maionese, no liquidificador. Com o aparelho desligado, use uma colher para misturar as folhas com a maionese. Tampe (com a tampa completa) e bata novamente, em velocidade média, até a mistura ficar homogênea. Sirva a seguir.
Dicas: Se você não gosta de rúcula, pode usar outro ingrediente para fazer a maionese, como manjericão, cenoura ou espinafre. Você pode também fazer a maionese sem sabor, apenas temperada. Para isso, colocar uma colher (café) de mostarda dá um toque bem especial!