Falando de Sexo
O herpes pode atrapalhar a vida sexual?
O herpes é uma infecção viral que se contrai por meio de contato direto com a ferida de alguém, mas também pela roupa, pelo compartilhamento do mesmo banheiro ou até mesmo pelo ar – no caso da herpes zoster, que, geralmente, aparece nas costas ou no abdômen.
Gostaria de saber sobre herpes. Posso ter pego de alguém no passado? Ou na infância? Quando estou estressada, piora? Sofro muito com isto e não tenho vontade de ter relação sexual por medo.
Amiga, o herpes é uma infecção viral que se contrai por meio de contato direto com a ferida de alguém, mas também pela roupa, pelo compartilhamento do mesmo banheiro ou até mesmo pelo ar – no caso da herpes zoster, que, geralmente, aparece nas costas ou no abdômen. O herpes zoster é a reativação do vírus da catapora que se manifesta em um local específico, quando há baixa na imunidade. Geralmente, o indivíduo é contaminado pelo vírus da catapora na infância e a desenvolve. Porém, pode demorar anos para que os primeiros sintomas se desenvolvam.
Mães com herpes podem transmitir ao recém-nascido durante o parto. O vírus do herpes labial ou genital pode ser transmitido mesmo se a pessoa não tem sintomas ou sinais de infecção.
Sintomas
Os sinais da doença genital podem começar como pequenas bolhas dolorosas que cicatrizam dentro de algumas semanas. As bolhas e feridas formam ínguas, áreas avermelhadas em torno de seus órgãos genitais sem dor, coceira ou formigamento.
Não há cura para a infecção genital. Mas os sintomas podem ser amenizados e evitados com o tratamento. É claro que a vida sexual dos indivíduos que têm a doença implica maiores cuidados, mas é possível ter uma vida sexual ativa!