Falando de Sexo
Saiba como evitar a infecção urinária
A Ela é uma doença comum, que atinge 80% das mulheres em algum momento da vida
Tenho muita infecção urinária, que aparece sempre que transo com mais frequência. As duas coisas estão relacionadas?
A cistite, ou infecção urinária, é uma doença comum. Ela atinge 80% das mulheres em algum momento da vida, e, 30% pode desenvolver a infecção de repetição, isto é, quando ocorrem, pelo menos, dois episódios a cada seis meses.
A ocorrência se dá pela ação de uma bactéria que entra pelo canal da uretra e vai até a bexiga, provocando a inflamação do órgão. No intestino, este micro-organismo não causa problemas, mas quando entra em contato com o sistema urinário, torna-se nocivo e causa desconforto ao paciente.
A cistite é mais comum nas mulheres, pois a uretra feminina é mais curta, o que facilita a chegada da bactéria até a bexiga. Além disso, ela fica próxima da vagina e do ânus, uma área bastante suscetível à presença de bactérias.
A entrada da bactéria na bexiga é favorecida por tudo que a empurre para o interior do órgão, como o próprio ato da relação sexual. Por este motivo, urinar após o sexo é positivo, pois, automaticamente, “lavamos” a bexiga.
É importante alertar que a cistite não é transmissível. A bactéria está presente no próprio corpo do indivíduo.
Prevenção
Como prevenção, é aconselhável tomar bastante água (cerca de 1,5 litro por dia), higienizar a área genital antes e depois de transar e limpar-se, após as necessidades, no sentido da frente para trás, com objetivo de evitar que bactérias passem do ânus para a vagina.
Mas não se esqueça da importância de consultar um médico.