Entretenimento na faixa
Velha-guarda da Vila Isabel em Viamão e mais opções de graça no seu fíndi
No evento, muito samba e músicas da escola que marcaram época
Velha-guarda da Vila
No domingão, Viamão recebe a festa das Alas da Velha-guarda da escola de Samba da Vila Isabel, em uma grande função, parceria da escola com o sambista Deniz Eloy, que já foi destaque da seção Estrelas da Periferia. No evento, o paulista radicado em Viamão faz uma homenagem para a Velha-guarda, relembrando clássicos do samba nacional, além de músicas da escola que marcaram época. A função ainda tem participação do grupo Mesa de Samba e de convidados.
— Onde: Rua Anexo, ao lado da Praça da Igreja Santa Isabel, em Viamão
— Quando: domingo, às 15h.
50 Tons de Preta: som cheio de atitude
No Festival de Primavera Vivar, o 50 Tons de Pretas, um dos grupos mais atuantes dos últimos tempos fecha a programação do fíndi. No palco, o grupo apresenta o espetáculo A Mais Pura Verdade, que tem orientação cênica da atriz e diretora Deborah Finocchiaro. No repertório, além de sambas e clássicos da MPB, o grupo traz composições autorais, que buscam refletir sobre o ainda pequeno espaço ocupado pela mulher negra e sobre a necessidade de empoderamento feminino.
— Onde: Multipalco Eva Sopher do Theatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, s/nº
— Quando: domingo, às 19h.
Música Clássica e choro no projeto Desconcerto
Dentro do projeto Desconcerto, Gabriela Vilanova, violista da Ospa (Ospa), apresenta o espetáculo Contrapontos. No show, ela passeia por sucessos da música clássica e do choro, com participações especiais de Alexandre Avanci (percussão), Ana Medeiros (castanholas), Fernando Rauber (piano) e Júlia Valentini (violão).
— Onde: Parangolé Bar, Lima e Silva, 240
— Quando: sábado, às 19h30min.
Rock na Feira do Aeromóvel
Na oitava edição da Feira do Aeromóvel, um dos lugares mais clássicos da Capital recebe, além de exposição de marcas locais e de opções de gastronomia, show do cantor Egisto Dal Santo. Egisto, cantor e compositor gaúcho, com mais de 30 anos de carreira, o cara já tocou com nomes como Edu K, Charles Master e Jimi Joe, e faz um show especial, com releituras do rock gaúcho.
— Onde: Praça Júlio Mesquita, na frente da Usina do Gasômetro
— Quando: sábado, às 13h.
Guaíba e Eldorado recebem o Iberê nas Praças
Com atividades como contação de histórias e oficina de gravuras, Guaíba e Eldorado do Sul recebem o projeto Iberê nas Praças, que leva uma série de atividades artísticas e socioambientais para a Região Metropolitana. Na Contação de Histórias, por exemplo, o público poderá tomar contato com o livro Gaveta dos Guardados, de Iberê Camargo (1914 – 1994), que apresenta os carretéis como um importante objeto das suas memórias de infância. Em Guaíba, na Praça Verde, Avenida Getúlio Vargas, 75, sábado, das 8h às 12h e das 15h às 18h. Em Eldorado do Sul, na Prainha de Sans Souci, domingo, das 8h às 12h e das 15h às 18h.
Zeca Camargo e um passeio pelos sabores da Índia
No último dia de Feira do Livro, Zeca Camargo autografa Índia: Sabores e Sensações (Companhia das Letras, R$ 70). O livro é resultado da vontade de Zeca de compartilhar sua paixão pela Índia — os sabores e aromas que se confundem com as lembranças de suas visitas. Reunindo mais de 30 receitas vegetarianas tradicionais e relatos de viagens, pretende inspirar quem nunca pisou naquela terra a mergulhar no universo de sensações que é a Índia.
O autor fala ao público da Feira no dia 18 de novembro, às 17h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio, e autografa às 18h30min na Praça de Autógrafos.