Noveleiros
Michele Vaz Pradella: "As novelas dentro da novela"
Referências a tramas antigas são o ponto alto de "O Sétimo Guardião"
O horário nobre ganhou um tom saudosista desde a estreia de O Sétimo Guardião. Aguinaldo Silva faz mais do que apresentar um bom folhetim, traz uma série de homenagens a suas próprias tramas. O telespectador mais atento (e noveleiro de plantão) se diverte "pescando" referências, algumas sutis, outras nem tanto, de novelas que fizeram sucesso anos atrás.
Alguém reparou, por exemplo, na chegada de Valentina (Lilia Cabral) a Serro Azul? Lembrou muito o retorno de Tieta a Santana do Agreste, com direito a lenço sobre a cabeça e um embasbacado mendigo como testemunha. Já a música que embalou a cena veio direto de Pedra Sobre Pedra (1992): Entre a Serpente e a Estrela, de Zé Ramalho.
Volta ao passado
Vez ou outra, algum personagem solta o famoso "Mistééééério" de Dona Milu (Miriam Pires), também da novela Tieta (1989). Isso sem falar na participação de luxo do casal Ypiranga (Paulo Betti) e Scarlet (Luíza Tomé), direto de A Indomada (1997) para o atual folhetim. Afinal, Greenville fica "logo ali". Assim como Tubiacanga, Porto dos Milagres e outros lugares mágicos que adoramos "visitar" nos últimos anos.