Entretenimento



Noveleiros

Michele Vaz Pradella: "'Cordel Encantado' vale muito a pena ver de novo"

A mistura de conto de fadas com a atmosfera do sertão deu muito certo

14/01/2019 - 10h08min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Renato Rocha Miranda / TV Globo
Açucena descobriu a origem nobre

Noveleiros de carteirinha sempre têm suas tramas favoritas. Aquele "Top 10" que reúne as histórias mais marcantes de nossas vidas. Pois confesso: Cordel Encantado tem um lugar especial no meu coração. Posso dizer, sem errar, que é uma das cinco novelas que mais amei nesta década.

Em abril de 2011, quando a Rede Globo anunciava uma novela que mesclava a realeza europeia e a aridez do sertão nordestino, lembro de ter pensado: "Credo, isso nunca vai dar certo, que bizarro". Felizmente, me enganei feio. Logo no primeiro capítulo, a história bem amarrada de Duca Rachid e Thelma Guedes conseguiu misturar mundos tão diferentes, mas que formaram uma "salada" perfeita. E as imagens? A fotografia impecável? Isso sem falar nas participações de peso, como Alinne Moraes e Thiago Lacerda

Zé Paulo Cardeal / TV Globo
Rainha Cristina (Alinne Moraes), mãe da princesa Aurora/Açucena

A química de Bianca Bin e Cauã Reymond, como Açucena e Jesuíno, foi um dos pontos altos da novela. Tão raro torcer por um casal de mocinhos, afinal, na maioria das vezes o romance cai no marasmo. Não foi o caso. A princesa perdida de Seráfia e o filho do rei do cangaço protagonizaram cenas lindas, fortes, inesquecíveis.

Alex Carvalho / TV Globo
Casal cheio de química

E por falar em inesquecível, é impossível falar de Cordel sem lembrar de Domingos Montagner. Em seu primeiro papel em novelas, na pele do Capitão Herculano, líder dos cangaceiros, ele chamou a atenção do público. O carisma do ator foi fundamental para fazer de um personagem temido e implacável o grande herói da história. Foi impossível não amar o rei do cangaço. Saudade eterna, Domingos...

Zé Paulo Cardeal / TV Globo
Cangaceiro ou herói do sertão?

Posso destacar ainda os casais — e foram muitos — que conquistaram uma legião de fãs. Além de Jesuíno e Açucena, choramos e sofremos com o Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Maria Cesária (Lucy Ramos), Doralice (Nathalia Dill) e o príncipe Felipe (Jayme Matarazzo), Antônia (Luiza Valdetaro) e príncipe Inácio (Maurício Destri), enfim... Amores para todos os gostos.

Estevam Avellar / TV Globo
O rei e a plebeia: um amor impossível?

Por esses e tantos outros motivos, Cordel Encantado marcou época. Sucesso de público e crítico, foi uma escolha certeira para o Vale a Pena Ver de Novo. Não dá pra perder, a partir de hoje, às 17h, na RBS TV.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias