Falando de Sexo
Saiba quais são os métodos mais eficazes para prevenir a gravidez
É preciso consultar com um ginecologista e avaliar o que melhor se adapta ao organismo
Tenho 17 anos e quero evitar uma gravidez. Ainda não transei, mas só faltou a penetração mesmo. Qual é o melhor método para evitar a gestação?
Sempre falamos aqui que o caminho mais seguro para escolher um método anticoncepcional é procurar um ginecologista e avaliar o que melhor se adapta ao seu organismo. Do contrário, você está jogando com a sorte, o que pode lhe custar muito caro.
Aqui vai uma lista, para o seu conhecimento, com os métodos mais usados. Isto pode ajudar você a discutir os métodos com o seu médico.
AS OPÇÕES DE CONTRACEPTIVOS
— Anticoncepcional oral: também conhecido como pílula anticoncepcional, é o método mais utilizado para evitar a gravidez, pois possui hormônios que impedem a ovulação. Tem eficácia superior a 99% quando tomado corretamente.
— Preservativo (camisinha): barato e confiável, ele é o mais indicado para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Se usado de forma certa, evita a gravidez em até 98% das vezes.
— DIU: o dispositivo intrauterino é um método contraceptivo de plástico, que é introduzido no útero pelo ginecologista. Sua durabilidade é de cerca de cinco anos. O DIU não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Ele é, aproximadamente, 99% eficaz na prevenção da gestação indesejada.
— Pílula do dia seguinte: é indicada após uma relação sexual desprotegida. O ideal é que a mulher a tome o mais próximo possível do ato. Mas ela tem até três dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%.