Lady
Perdoar ou não uma traição? Saiba o que levar em conta na hora de tomar a decisão
Especialistas orientam como lidar com essa fase delicada
A descoberta de uma traição costuma provocar mágoa e raiva. A imagem que fazemos do par e da relação, simplesmente, desmorona. Em muitos casos, porém, é possível seguir adiante, superar o problema e dar uma segunda chance ao relacionamento. A questão é: quando vale a pena perdoar uma infidelidade?
SÓ VOCÊ PODE DIZER
Para a psicoterapeuta Andréa Alves, colunista da sessão Falando de Sexo, do Diário, perdoar ou não seu par é uma decisão particular que depende de cada um. Ela explica que a mesma pessoa pode ter opiniões diversas sobre o assunto, dependendo do momento da sua vida.
– As pessoas, muitas vezes, dizem que jamais pensaram em perdoar uma traição, mas acabaram conseguindo. Quando você realmente passa por isso, é diferente – pondera.
5 pontos para levar em conta na decisão
1) Analise se é possível restabelecer a confiança no seu par.
2) Observe se ele tem qualidades e valores que você julga importantes na sua vida.
3) Coloque na balança aspectos positivos e negativos da relação.
4) Faça uma autoavaliação sobre o momento de vida pelo qual você está passando.
5) Converse com seu par e procure saber o que realmente ocorreu.
ACALME-SE E CONVERSE
Sentimentos de raiva, culpa e desejo de vingança, geralmente, podem fazer com que decisões sejam tomadas por impulso. Não tire conclusões precipitadas!
– Estabeleça um diálogo com seu (sua) parceiro (a), para, depois, pensar na melhor atitude a tomar. Conversar é fundamental para reescrever o que não está bom e poder chegar a um consenso, seja qual for a conclusão – explica a psicanalista Cláudia Haetinger, coordenadora do grupo de vínculos da Fundação Universitária Mário Martins. Mas atenção: ninguém precisa saber dos detalhes da traição! Eles não ajudam em nada e podem machucar ainda mais a parte que foi traída.
MELHOR DAR UM TEMPO NAS REDES
Recém-separada, a atriz Débora Nascimento ressurgiu nas redes sociais depois de um tempo fora do Instagram. Após rumores de traição por parte do então marido, José Loreto, a bela preferiu se preservar e ficou semanas sem publicar uma única foto no seu perfil. Para as nossas especialistas, essa é a melhor saída em momentos turbulentos.
– A discrição é fundamental. Deve-se evitar a exposição social, pois isto gera uma cobrança das pessoas, sentimento de culpa e vergonha – explica a psicanalista Cláudia.
CUIDADO COM A EXPOSIÇÃO !
// Evite expor que foi traída na internet.
/// Espere a poeira baixar para mudar o status de relacionamento nas redes sociais.
/// Nada de enviar indiretas pela web!
/// Não se importe com o que os outros pensam a esse respeito. A decisão de perdoar ou não é exclusivamente sua! Lembre-se de que, independentemente do que fizer, sempre haverá julgamento.
/// Caso não esteja conseguindo superar este momento difícil, busque um profissional especializado para desabafar. A terapia costuma ajudar bastante nessa hora e pode ser feita individualmente ou com o parceiro.
Produção: Rossana Gueller Ruschel. Fontes: Andréa Alves, psicoterapeuta de casal, família e sexualidade e Cláudia Haetinger, psicanalista, psicoterapeuta de casal e família, coordenadora do grupo de vínculos da Fundação Universitária Mário Martins