Exercício profissional
"Órfãos da Terra": Rede Globo responde nota de repúdio da Amrigs sobre cena de revalidação de diploma
Órgãos de Medicina do Brasil se pronunciaram sobre diálogo da novela das seis
Uma cena exibida pela novela Órfãos da Terra na semana passada levantou discussões nas redes sociais e entre órgãos que regem a Medicina. Na trama das seis, o personagem Faruq (Eduardo Mossri) é um médico sírio que foge ao Brasil por causa da guerra e terá problemas para validar o seu diploma.
No entanto, em um diálogo com um padre, o homem escuta que este processo é "muito difícil e que não há notícias de que outras pessoas tenham conseguido a aprovação". A Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) recebeu com contrariedade a veiculação da cena e publicou uma nota de repúdio.
"A entidade representativa da classe médica no Rio Grande do Sul solidariza-se com o posicionamento de outras entidades como o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, que também manifestou repúdio a abordagem. (...). Uma das preocupações é assegurar a boa prática da Medicina, zelando pela ética e verdade com a população brasileira, ainda que o diálogo esteja inserido dentro de um enredo fictício. O problema, na visão médica, é que o personagem trata o exame como algo pouco importante e inacessível", diz a nota da Amrigs.
A comunicação da Rede Globo, nesta quarta-feira (24), emitiu uma nota-resposta dizendo que a novela se trata de uma nota de ficção sem compromisso com a realidade; veja:
"Na novela, o personagem tenta revalidar seu diploma para poder exercer seu ofício de médico. Vale ressaltar, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade. Ao recriar livremente situações que podem ocorrer na vida real, a dramaturgia busca apenas tecer o pano de fundo para suas histórias".