Falando de Sexo
Cuidado com duas DSTS silenciosas: saiba quais!
A contaminação ocorre por meio de bactérias
Hoje, vamos falar sobre um assunto muito importante: como diagnosticar, tratar e prevenir a gonorreia e a clamídia.
Gonorreia e clamídia são duas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) comuns. Afetam tanto homens quanto mulheres. A contaminação ocorre por meio de bactérias que transmitem essas enfermidades pela relação sexual sem proteção. Mas a maioria das pessoas não apresenta sintoma algum.
Sinais
Quando há vestígios, os homens ficam com corrimento claro ou amarelado (pus). Há ardência, dor nos genitais e vontade de urinar seguidamente.
Aproximadamente 70% das mulheres não apresentam alterações, mesmo no exame ginecológico. Pode haver corrimento no colo do útero e dor durante as relações sexuais. Quando atinge o reto, pode ocasionar dor para evacuar.
Os exames de laboratório comuns não revelam a contaminação. Existe apenas um procedimento de laboratório que revela o diagnóstico: o PCR, que indica a fase aguda de processos inflamatórios e não é encontrado em todos os laboratórios.
Na presença de qualquer sinal ou sintoma, é recomendado procurar um profissional de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado, com o uso de antibióticos específicos, pois as infecções bacterianas podem causar infertilidade, dor durante as relações sexuais e gravidez nas trompas, entre outros danos.
O tratamento previne complicações. Porém, as bactérias têm se tornado resistentes pelo uso incorreto de antibióticos. Assim, a prevenção se mostra o melhor remédio: o preservativo é vital!