Falando de Sexo
Qual é o melhor método anticoncepcional?
Não existe um método ideal para todos, mas há uma regra de ouro: sexo só deve ser feito com, pelo menos, dois métodos contraceptivos.
Quero ter relações sem ficar com medo de engravidar. Qual é o melhor método anticoncepcional para quem está começando a vida sexual?
-
No início da vida sexual, é melhor evitar uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Então, para fazer sexo seguro, procure um médico para conhecer as alternativas de anticoncepcionais (de preferência, antes da primeira relação), além da camisinha, que é obrigatória.
A dica é válida tanto para homens quanto para mulheres. Todos devem estar informados sobre a contracepção. Essa história de que anticoncepcional é preocupação de mulher está ultrapassada.
Sem desculpa
E não vale a desculpa da timidez. Quem se acha maduro o suficiente para ter relações sexuais, precisa provar isso e ir ao médico. Se está com vergonha de consultar, é sinal claro de que não deveria estar fazendo sexo.
Outras desculpas para não usar contraceptivos (como aumento de peso, enjoos ou esquecimento) também devem ser postas de lado. Com a enorme quantidade de opções de contracepção disponíveis no mercado, deve existir uma que funcione para você. Mas isso só um médico pode prescrever. Ele vai avaliar o seu caso e indicar o que é melhor.
Isso inclui uma avaliação física e comportamental. Mulheres com histórico de hipertensão e problemas de circulação, por exemplo, podem correr riscos com contraceptivos hormonais. No caso, uma opção é o dispositivo intrauterino, o DIU, em sua forma sem hormônios (que, ao contrário do que muitos pensam, pode ser usado em mulheres que nunca engravidaram). Quem, por exemplo, não consegue se lembrar de tomar o comprimido todos os dias, pode usar um adesivo ou um anel vaginal, que não exigem muito da memória. Não perca tempo!