Vem aí
Veja quem é quem e conheça a trama de "Bom Sucesso", novela das sete que estreia nesta segunda-feira
Trama de Rosane Svartman e Paulo Halm tem Grazi Massafera como a mocinha da história
O que você faria se só tivesse seis meses de vida? Esta é a questão que domina as emoções iniciais de Bom Sucesso, novela das sete que estreia nesta segunda. Na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, Alberto (Antonio Fagundes) sofre de leucemia e está com os dias contados. Mas uma troca de exames faz com que a costureira e mãe de três filhos Paloma (Grazi Massafera) é quem receba o fatídico diagnóstico. Com a certeza de que vai morrer em breve, ela comete “loucuras”, enquanto o empresário, dono da editora Prado Monteiro, não entende por que a saúde de seu corpo não corresponde ao resultado do exame que indica sua cura.
Sobre sua personagem, Grazi ressalta que o universo de Paloma lhe é familiar.
— Ela me remete a uma mulher que eu também sou. Eu volto para esse lugar de pé no chão, de povo, de público, do popular, da vivência do cheiro da máquina de costura, daquele barulho que ficou na minha cabeça desde a infância — conta a atriz, que é filha da costureira Cleusa.
Após o esclarecimento do erro, os dois se conhecem e nasce uma bela amizade. A partir daí, as novas experiências que protagonizam vão afetar a todos que os rodeiam.
Literatura em pauta
Apesar de virem de mundos diferentes, a costureira Paloma e o empresário Alberto descobrem que têm algo em comum: nutrem um profundo amor pela literatura.
O universo dos livros é um território bastante familiar para Fagundes, intérprete de Alberto, que já circulou pelos palcos do país com um projeto para levar peças de William Shakespeare (1564– 1616) ao grande público. No evento de lançamento da novela, em 15 de julho, no Rio, ele destacou o prazer de integrar uma novela que dá tanto valor à leitura:
— Acho que é importante falar sobre vários assuntos, principalmente esse, ainda mais num universo em que uma grande parte da nossa população é analfabeta. A televisão vem preencher, de certa forma, o vácuo da leitura no Brasil. As nossas estatísticas são terríveis.
História inspiradora
Em Bom Sucesso, a história dos personagens Paloma e Alberto tem tudo para se tornar uma inspiração para o público.
— Esse encontro é uma junção de almas, e eles vão aprender, um com o outro, a olhar além de seus limites — aponta o autor Paulo Halm.
Luiz Henrique Rios, diretor artístico do folhetim, complementa ao contar sobre a vontade de fazer uma obra que se propõe a inspirar as pessoas:
— A novela fala sobre uma questão que acho que falamos pouco: o valor da vida. Queremos lembrar a importância de valorizar os pequenos momentos do dia a dia.
Entre dois amores
Na novela, Paloma é uma mulher batalhadora que mora no bairro Bonsucesso, no subúrbio do Rio, e cria os filhos – Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo) – sozinha. Depois de conhecer Alberto, as novas experiências que protagonizam vão afetar a todos que os rodeiam. Especialmente os dois homens apaixonados por ela: Ramon (David Junior) e Marcos (Romulo Estrela).
Enquanto o primeiro é o amor de uma vida inteira, o segundo trata-se de uma louca paixão.
Ramon e Paloma se conhecem da época da escola. Embora ele acabe se mudando para os Estados Unidos, um jamais esquecerá do outro. Além da ligação sentimental, Ramon é o pai da primogênita da costureira, com quem conviveu poucos meses antes de viajar para o Exterior para se tornar jogador de basquete. Ele havia ficado mais de 15 anos fora até descobrir que Paloma está com os dias contados.
Marcos representa a fantasia. Filho de Alberto, largou tudo por uma vida de aventuras, até abrir um bar em Búzios. É lá que conhece Paloma. O que era para ser algo pontual vira convivência constante quando se reencontram na mansão dos Prado Monteiro, onde Paloma passa a trabalhar como cuidadora do empresário. Para o ator Romulo Estrela, que interpreta Marcos, o romance entre o seu personagem e Paloma tem tudo para engrenar:
— O Marcos é um cara apaixonado pelos encontros da vida, que é o que acontece com ele e Paloma. Ele tem muita curiosidade de saber quem é essa mulher, porque ela o toca.
*Viajou a convite da Globo.
Quem é quem?
Nana (Fabiula Nascimento) — É a mente administrativa por trás dos negócios da editora Prado Monteiro. Filha de Alberto, irmã de Marcos, esposa de Diogo e mãe de Sofia, é uma empresária incansável que tenta salvar os negócios da família. Não desconfia da traição do marido.
Diogo (Armando Babaioff) — Advogado charmoso, cínico e inescrupuloso. Aproveita-se da fragilidade de Nana diante da perda da mãe para se aproximar dela e conseguir se casar com a executiva. Tem um caso com a assistente da esposa, Gisele.
Sofia (Valentina Vieira) — Filha de Nana e Jorginho (Daniel Warren), é uma garota esperta e criativa. Não gosta do padrasto Diogo.
Alice (Bruna Inocêncio) — Filha de Paloma e Ramon, é uma jovem tímida e estudiosa. Assim como sua mãe, tem o sonho de fazer faculdade.
Gabriela (Giovanna Coimbra) — Filha de Paloma com seu falecido marido. Atleta, passa muito tempo na rua jogando basquete na quadra do bairro.
Peter (João Bravo) — Filho mais novo de Paloma. Sonha em ser influenciador digital.
Silvana (Ingrid Guimarães) — Atriz extravagante amada por uma legião de fãs. Tem um caso com Marcos em Búzios, que lhe propõe fazer uma biografia de sua vida.
Pablo (Rafael Infante) — Ator vaidoso. Não revela sua orientação sexual a quase ninguém. É colega de elenco de Silvana e chega a protagonizar um namoro falso com ela para ganhar mídia.
Mario (Lúcio Mauro Filho) — É editor e tradutor da Prado Monteiro e um eterno apaixonado por Nana, a quem vive declarando seu amor.
Gláucia (Shirley Cruz) — É diretora da editora e fã de Silvana, que vai ganhar uma biografia editada pela Prado Monteiro.
Eric Feitosa (Jonas Bloch) — Empresário que almeja comprar a editora Prado Monteiro. Reúne-se com Diogo, sem que ninguém desconfie, para discutirem as transações.