Falando de Sexo
Casal que tem aids pode transar sem camisinha?
A aids ainda é um assunto que gera diversas dúvidas e assombra muitas pessoas
Somos um casal e vivemos com o vírus HIV. Gostaríamos da opinião de vocês sobre transar sem camisinha.
Casal leitor, se um dos parceiros tem o vírus, com certeza, vocês já devem ter feito essa pergunta ao médico que os orienta.
Duas pessoas que vivem com o vírus da aids podem ter relações sexuais normalmente, mas não devem deixar o preservativo de lado. Isso porque o vírus possui variedades genéticas que podem agravar o caso de uma pessoa já infectada.
Ou seja, mesmo que alguém já esteja vivendo com o HIV, ela pode ser infectada, piorando, desta forma, sua carga viral (quantidade de vírus no corpo).
A camisinha também previne outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que podem ser bem prejudiciais para quem está com o sistema imunológico vulnerável.
A proteção é o principal cuidado que um casal soropositivo deve ter na hora de uma relação sexual, mesmo quando o vírus está indetectável.
Tabu
A aids ainda é um assunto que gera diversas dúvidas e assombra muitas pessoas. Quem vive com a doença não deve deixar o tratamento de lado e, ao descobrir, deve ser iniciado o quanto antes.
A camisinha é uma forma segura de prevenção que é distribuída gratuitamente em diversos serviços de saúde. Além do HIV, esse preservativo evita o contato com outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis e gonorreia, e ainda previne a gravidez não planejada. Vale lembrar que o uso da camisinha também é recomendado no sexo oral e no anal.
Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br