Entretenimento



Representatividade

Felipe Neto recebe ameaças e cancela participação em palestra: "Já tirei minha mãe do Brasil" 

YouTuber informou que está enfrentando um "risco iminente" após ação promovida na Bienal do Livro do Rio 

17/09/2019 - 09h01min


GZH
Reprodução / YouTube
Felipe Neto disse que "as ameaças se intensificaram" nas últimas semanas

O youtuber Felipe Neto cancelou sua participação em uma palestra, marcada para esta terça-feira (17), porque está recebendo "todo tipo de ameaças". Ele estaria no Educação 360 Encontro Internacional, evento realizado pelos jornais O Globo e Extra, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Em publicação no Twitter, a webcelebridade disse que já tirou a mãe do Brasil e que está "vivendo com o mínimo possível de exposição".

Em nota oficial enviada ao O Globo, Felipe disse enfrentar  um  "risco iminente, que inclusive atinge aos seus familiares" após ter realizado a ação na Bienal do Livro do Rio, em que distribuiu cerca de 14 mil livros de temática LGBT+.

 "É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado. Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão", diz um trecho da nota oficial.

Após a publicação no Twitter, centenas de usuários responderam ao anúncio do youtuber e ofereceram ajuda. Entre eles, o escritor Paulo Coelho escreveu que "não se deve brincar com milicianos". "Está fazendo o certo, mas realmente não se exponha. Qualquer coisa pode vir até aqui - Genebra é super vigiada por causa dos muitos corpos diplomáticos. Se precisar, me acione por DM", disse.

Leia na íntegra a nota divulgada pela assessoria de Felipe Neto:

"Felipe Neto, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica que não participará do evento Educação 360, a ser realizado no próximo dia 17 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O influenciador digital, escritor e empresário cancelou a sua palestra “Educação e a Criatividade” devido a ameaças que atentam contra a sua vida e de sua família. Desde a ação que promoveu contra a censura, a opressão e o preconceito na Bienal do Livro – onde comprou e distribuiu gratuitamente 14 mil exemplares com a temática LGBTQ – em um movimento em prol da liberdade de expressão, do amor, da inclusão e da diversidade, Felipe Neto vem recebendo todo tipo de ameaças. Diante do atual cenário e do risco iminente, que inclusive atinge aos seus familiares, o influenciador encontrou-se sem outra alternativa a não ser cancelar a sua participação. “Lamento profundamente a minha ausência no evento, minhas sinceras desculpas a organização, que me convidou, e a todos que aguardavam pela minha participação e pela minha palestra. É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado. Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem”.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias