Estrelas da Periferia
"Acreditamos muito no trabalho coletivo, pois rap é união, diz Mart, rapper que começa a chamar atenção na Capital
Músico investe em parceria com produtor que vem se destacando no cenário do hip hop
Morador do bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre, Marcos Felipe Portal, 27 anos, começou na música durante a adolescência, aos 15 anos, quando teve uma banda de rock ao lado de amigos. Assim como as bandas de garagem que não duram muito, mas que servem para dar bagagem a jovens artistas, a Dallas fez, "no máximo, uns três shows". Um deles foi em uma das casas mais clássicas da noite de Porto Alegre, entre os anos 1990 e 2000: o Manara.
E foi a experiência da garagem que o levou a pensar em novos rumos profissionais.
— O tempo passou, a banda acabou, fui ficando mais velho, adquirindo novos gostos. Conheci o rap norte-americano que me influenciou muito — relembra Marcos, que, hoje, usa o nome artístico de Mart.
Dobradinha
Há cerca de três anos já envolvido com o rap, ouvindo nomes do gênero como Drake, Mart acabou cruzando seu caminho com o de um nome emergente da produção musical local que vem trabalhando com artistas de Porto Alegre e da Região Metropolitana: Ibrahits. Tudo isso, porém, não sem antes viver uma dose extra de emoção:
— Naquela época, eu tava em um churrasco com uns amigos, quando conheci um cara que se fez passar pelo Ibra. Como eu conhecia o trabalho dele, depois de conversar com aquele cara, fui atrás do perfil dele nas redes sociais. Quando vi, não era o Ibra. Era outro se passando por ele. Sei lá porque fez aquilo... Mas aquele episódio me levou a procurar o verdadeiro Ibrahits — conta Mart.
Desde então, a parceria passou a dar certo. Ibra começou a produzir todos os trabalhos de Mart, que fala da dobradinha com o maior orgulho.
— A partir dali, começamos a conversar. Eu falei do som de que gostava. Criamos tudo junto, do começo ao fim. E as letras são de minha autoria — afirma Mart.
O rapper prepara, nos próximos meses, o lançamento de duas faixas: Fendi, Toronto e Ilusão, sempre em parceria com o seu produtor:
— São músicas que temos na "manga". Serão lançadas em breve, no canal da produtora Plano-D Records, no YouTube. Acreditamos muito no trabalho coletivo, pois rap é união.
Pitaco:
Rafa, do Rafuagi, curtiu o trabalho de Mart.
— Som de primeira! Ótima produção e música potente para o mercado. É uma grande promessa para o cenário nacional. Ficarei ligado para ouvir seus lançamentos – avisa o músico.
Aqui, o espaço é todo seu
— Para falar com o músico, ligue para 98488-2215.
— Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.