Estrelas da Periferia
Bisneto de Gildo de Freitas, jovem cantor aposta no pop e é fã de Anitta
Juliano Freitas começa a trilhar seu próprio caminho na música
A música corre nas veias de Juliano Freitas, 22 anos. Bisneto de ninguém menos do que Gildo de Freitas (1919 – 1982), ele cresceu rodeado por referências musicais muito fortes.
Porém, só há um ano, ouviu o chamado da música. Natural de Cidreira, no Litoral Norte, mudou-se para Porto Alegre, onde luta para seguir o sonho de ser reconhecido como cantor.
— Minha carreira é recente. Mas, hoje, não me vejo fazendo outra coisa — conta o rapaz.
A mistura de ritmos cercou o jovem desde a sua infância. Por parte de pai, há essa forte influência tradicionalista.
Já o lado materno pende para o samba, originário das quadras das escolas de samba da Restinga. Ao trilhar os primeiros passos na carreira, no entanto, Juliano optou por outra batida. Bem mais contemporânea:
— O pop nacional, aqui no Brasil, está sempre em ascensão. Me inspiro muito no Jão, no Vitor Kley... Mas a minha inspiração no trabalho mesmo é a Anitta.
Sonha alto
A participação no Gang Music Festival, em dezembro do ano passado, foi o pontapé inicial na carreira. Na semana passada, ele lançou sua primeira música autoral, Ansiedade, já disponível nas principais plataformas digitais. Composta pelo próprio Juliano, traz suas influências do pop com a batida marcante do R&B (rhythm and blues, gêneros derivados do blues e do jazz).
Aliás, o nome da faixa é a definição perfeita desse momento de expectativa, mas também de sonhos altos.
— Espero muitas alegrias, muitas realizações e transformar esse sonho, me esforçando muito para que se torne real, produtivo e que eu consiga realmente viver disso — vislumbra Juliano, sem medo de criar o seu estilo e a sua autonomia musical.
Pitaco de Quem Entende
O cantor Claus, da dupla com Vanessa, percebeu a diversidade de influências que inspira Juliano:
— Uma mistura de estilos, algo bem moderno e com timbres ousados.
— Para falar com Juliano, ligue para 9816-6877.
— Se quiser participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone para o e-mail jose.barros@diariogaucho.com.br.