Noveleiros
Michele Vaz Pradella: O futuro segundo Gloria Perez
"Explode Coração" mostra como a autora imaginava a internet há 25 anos
A estreia de novelas do passado no catálogo do Globoplay é muito mais do que um mergulho no túnel do tempo. É a possibilidade de rever, agora com um olhar mais crítico, tramas que povoaram nossa infância e adolescência. Ou, em alguns casos, ver pela primeira vez histórias que nasceram antes de nós.
A "novidade" da semana na plataforma de vídeos é Explode Coração. Quando foi ao ar, no finalzinho de 1995, a novela de Gloria Perez mostrava um futuro que ainda parecia distante. Neste mesmo ano, a internet começava a ganhar destaque no país, engatinhando a passos lentos e bem longe da maioria dos lares brasileiros.
O amanhã chegou
Mas, na trama, a jovem Dara (Tereza Seiblitz) já conversava com o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari) pela rede mundial de computadores. Ela, no Rio de Janeiro. Ele, lá no Japão.
Não é exagero dizer que a autora previu o futuro. Entretanto, uma história que se mostrou tão inovadora há 25 anos, assistida hoje em dia, é quase um folhetim de época. A internet mostrada na novela já caducou.
Há muito tempo passamos da fase da conexão discada, ligada ao telefone fixo e quase sem cores na tela. O futuro real foi muito além do imaginado por Gloria. Sorte nossa, que precisamos mais do que nunca da rede para quase tudo.