Falando de Sexo
Saiba como o desejo sexual muda ao longo dos anos
Interesse por sexo varia de acordo com a faixa etária
Inúmeros leitores nos questionam sobre as oscilações do desejo sexual, em homens e mulheres, ao longo da vida. Vamos tratar do assunto nas colunas de hoje e amanhã. Confira!
Aos 20 anos, os homens atingem seu auge físico, pois passam por um pico hormonal muito grande, principalmente do hormônio testosterona, responsável pelas características masculinas e desejo sexual. Mas também é o momento em que eles podem se mostrar ansiosos por causa da inexperiência. Cerca de 8% dos jovens relatam disfunção erétil neste período.
As mulheres, aos 20 anos, vivem o período mais fértil da vida. Isso pode fazer com que elas escolham quando e como fazem sexo, embora não esteja claro, exatamente o que esperam do sexo.
Entre os 30 e 40 anos, muitos homens continuam tendo um forte desejo sexual, embora os índices de testosterona já comecem a diminuir lentamente. Geralmente, caem, depois dos 40 anos, cerca de 1% ao ano. Isso pode acarretar efeitos no desejo sexual. Além disso, o estresse do trabalho, da família e de compromissos cotidianos podem afetar o interesse por sexo.
Auge feminino
Já as mulheres dessa faixa etária estão no auge de seu desejo. Nessa fase, normalmente, elas estão muito focadas na profissão e ainda há a cobrança pela maternidade. Esse conflito mexe com o desejo feminino.
Em qualquer idade, gravidez e parto têm um grande impacto na vida sexual feminina, mas é diferente para todas. O corpo e as taxas hormonais mudam.
Isso pode significar uma diminuição da libido. Gerar, amamentar e criar os filhos são ações que podem afetar o tempo, a energia e o interesse que as mulheres têm por sexo.
Amanhã, abordaremos as mudanças na vida sexual de quem está com mais de 50 anos.