Entretenimento



Noveleiros

Relembre seres assustadores que povoaram a telinha

Bruxas, mortos-vivos, lobisomens...alguns personagens já transformaram novelas e minisséries em verdadeiros filmes de terror

31/10/2020 - 10h00min

Atualizada em: 31/10/2020 - 10h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
TV Globo / Divulgação
Medo!

"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia", já diria o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564 – 1616). Na imaginação dos autores de novelas e minisséries, então, há tantos mistérios, monstros, enigmas de outro mundo e cenas assustadoras que não caberiam nas páginas do DG. 

Aproveitando o Halloween, celebrado neste sábado em várias partes do mundo, Retratos da Fama enumera alguns seres misteriosos que povoaram novelas e minisséries, mas que bem poderiam ter saído de filmes de terror. Confira!

Haja água benta! 

Tudo é possível na ficção. Inclusive, abrir os caixões e soltar os vampiros para atormentarem os mocinhos da história.

Vamp (1991)

Ver Descrição / Ver Descrição
Vlad mordeu muitos pescocinhos na novela

A pacata cidade de Armação dos Anjos era o lugar perfeito para constituir família e ser feliz para sempre. Até que seres das trevas povoaram o lugar, transformando habitantes comuns em sugadores de sangue. 

Em Vamp, Antonio Calmon ousou em uma trama que misturava terror e comédia, fazendo com que vampiros convivessem lado a lado  com os mortais. A novela foi um dos grandes sucessos da época, conquistando principalmente crianças e adolescentes. Vlad (Ney Latorraca), Natasha (Cláudia Ohana), Capitão Jonas (Reginaldo Faria) e outros personagens estão até hoje na nossa memória afetiva.

O Beijo do Vampiro (2002)

Divulgação / TV Globo/Divulgação
Dupla sanguinária, mas hilária

Calmon tentou retomar a fórmula do sucesso e trouxe os vampiros de volta ao horário das 19h. Em O Beijo do Vampiro, escalou ninguém menos do que Tarcísio Meira como o senhor das trevas Bóris Vladescu. Flávia Alessandra era Lívia, o amor de vidas passadas do vampirão, agora, encarnada sob a forma de uma mãe de família. 

A tecnologia aprimorou os efeitos necessários à trama, mas o público já era outro. Por isso, não emplacou o mesmo sucesso de Vamp. Ainda assim, o elenco de peso cativou os telespectadores, com destaque para Claudia Raia como a poderosa Mina. Inesquecível foi a volta de Ney Latorraca como Vlad, em uma divertida visita aos amigos sanguinários.


DONAS DO CALDEIRÃO

Algumas levaram fama à toa na Idade Média, mas na telinha, as bruxas já estiveram à solta, sim, senhores!

Eterna Magia (2007)

Ver Descrição / Ver Descrição
Quem tem medo de bruxaria?

Na fictícia cidade de Serranias, fundada por irlandeses, os moradores cultivavam muitas de suas tradições ancestrais. Temida por uns e respeitada por outros, Zilda (Cássia Kis) usou seus poderes para ajudar Eva (Malu Mader) a conquistar Conrado (Thiago Lacerda). 

A bruxaria, em evidência na primeira fase da trama, acabou perdendo espaço para a rivalidade entre Eva e sua irmã Nina (Maria Flor). Ainda assim, Zilda continuava mantendo terríveis segredos.

Deus Salve o Rei (2018)

Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação
Poder de Brice era capaz de quase tudo

Em uma trama medieval, não poderia faltar um toque de magia. Aqui, a bruxa da história, Brice (Bia Arantes), teve um papel fundamental nas armações de Catarina (Bruna Marquezine) contra Amália (Marina Ruy Barbosa). Mas nem o mais poderoso dos feitiços foi capaz de separar a mocinha de Afonso (Romulo Estrela).


DIRETO DA TUMBA

Se os mortos não forem bem enterrados, nada impede que eles deem uma voltinha pelas cidades cenográficas.

Amorteamo (2015)

ALEX CARVALHO / TV Globo/Divulgação
Morta-viva sem descanso

Na série, abandonada pelo noivo, a jovem Malvina (Marina Ruy Barbosa) cometeu suicídio. Sentindo-se culpado pela tragédia, Gabriel (Johnny Massaro) abriu o túmulo da moça para se despedir, mas isso fez com que ela e os outros mortos do cemitério voltassem à vida, assombrando a cidade inteira.

Incidente em Antares (1994)

Divulgação / Ver Descrição
Divertidamente macabro

Baseada na obra do gaúcho Erico Verissimo (1905 – 1975), a minissérie contava com grandes nomes no elenco, como Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Mauro Mendonça e Paulo Betti. 

Em Antares, uma greve de coveiros impediu que vários mortos fossem enterrados. Assim, sete falecidos, revoltados, foram para o centro da cidade em protesto. Macabro, mas divertido e com um texto atemporal.


MISTÉRIOS DA MEIA-NOITE

Na sombra da lua cheia, homens comuns podem virar terríveis feras. Ao menos na ficção, isso é bem possível e já foi retratado.

Saramandaia (1975/2013)

TV Globo / Reprodução
À luz da lua, Aristóbulo virava lobisomem

Criada originalmente por Dias Gomes (1922 – 1999), a inusitada trama ganhou uma nova versão em 2013, com vários dos personagens bizarros que povoaram o imaginário do público antigamente. 

Além do homem que tinha asas, da mulher que explodia de tanto comer e da moça que pegava fogo – literalmente – um tipo assustava os telespectadores: Aristóbulo, o professor que virava lobisomem nas noites de lua cheia. Vivido por Ary Fontoura na primeira versão e, posteriormente, por Gabriel Braga Nunes, o ser estranho provocava um misto de temor e encanto entre os moradores de Saramandaia.

Roque Santeiro (1985)

TV Globo / Reprodução
Esconjuro, pé de pato, mangalô, três vezes!

A criatura metade homem e metade lobo também assombrava Asa Branca, fictícia cidade de Roque Santeiro.

Durante a maior parte do tempo, o ser que atacava as mulheres em noites de lua cheia atendia pelo nome de professor Astromar, cujos hábitos estranhos levantavam muitas suspeitas.


VOZES DO ALÉM

A morte não é o fim para muitos personagens. Não é raro que espíritos atormentados continuem em cena, como foi o caso de Alexandre (Guilherme Fontes), em A Viagem (1994). Em Escrito nas Estrelas (2010), Daniel (Jayme Matarazzo) não se conformava por ter morrido antes de viver seu romance com Viviane/Vitória (Nathalia Dill).  

Alma Gêmea (2005)

Ver Descrição / Agencia RBS
Amor de muitas vidas

A trágica morte de Luna (Liliana Castro) abalou profundamente Rafael (Eduardo Moscovis), que jurou nunca mais amar alguém. Até que, anos depois, Serena (Priscila Fantin), reencarnação de Luna, surge para vencer a resistência do viúvo. 

A novela também mostrou um espírito do mal, Guto (Alexandre Barillari), que atormentava a ex-amante e vilã Cristina (Flávia Alessandra). 

Páginas da Vida (2006)

Ver Descrição / Ver Descrição
Fantasma de Nanda assombrou Marta

Não são poucas as tramas em que pessoas mortas voltam para assombrar ou proteger os vivos. Em Páginas da Vida, a fantasminha camarada Nanda (Fernanda Vasconcellos) ficou perto dos filhos gêmeos, Clarinha (Joana Morcazel) e Francisco (Gabriel Kaufmann). O espírito da jovem também aparecia para a mãe megera, Marta (Lilia Cabral).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias