Estrelas da Periferia
"Nosso objetivo é usar o reggae como instrumento da palavra, para algo útil", diz baterista da banda Positiva Dub
Grupo de reggae investe em letras fortes e está gravando faixa com produção de músico da Ponto de Equilíbrio


Formada por integrantes de Porto Alegre e Viamão, a banda Positiva Dub investe no reggae de raiz, com mensagens fortes e letras com consciência social. Formada em 2014, de acordo com Charles Alves (bateria), a banda é um projeto musical e social que pretende levar o reggae para as periferias e conscientizar as pessoas sobre problemas do dia a dia.
- Fazemos um som dançante, com altas vibrações, mas nunca perdendo nossa essência - afirma Charles.
Segundo o baterista, a opção da banda em letras com contexto, fortes, encontram até certa resistência em casa, com sua filha.
- Ela fala que pegamos pesados nos assuntos, mas temos que viver a realidade. O Rodrigo (Jacques, vocal), que faz as nossas letras, vive isso, também. Ele também é de periferia, sabe como as coisas funcionam, por isso que as nossas letras são nessa pegada. A banda não fala de coisas corriqueiras, como praia sol e mulher. Nosso objetivo é usar o reggae como instrumento da palavra, para algo útil - afirma Charles.
Com a pandemia de coronavírus, a banda, que era cara conhecida nos principais locais do gênero no Estado, tem se dedicado a fazer lives, com músicas próprias e releituras de nomes como Bob Marley, Groundation, Israel Vibration e Dennis Brown. Um dos mais recentes lançamentos da banda é a faixa Democracia Disfarçada, que está disponível nas plataformas digitais. A próxima faixa, que tem produção de Pedro Pedrada, baixista da banda Ponto de Equilíbrio, foi batizada de Jovem Negro.
- A ideia é lançarmos nas próximas semanas, no clima de expectativa pela chegada do verão - afirma Pedro.
Pitaco
Adriano Brasil, produtor artístico, fala sobre a banda:
- Muito boa a proposta deles, reggae de raiz, gênero que que já teve muitas bandas boas por aqui. E apoio a iniciativa deles, de investir em letras fortes, o público de periferia precisa disso.
<TITULO 1 COLUNA>
Aqui, o espaço é todo seu!
<CORPO DE TEXTO>
/// Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
/// Para falar com a banda, ligue para 9898-0661