Falando de Sexo
HPV: como ocorre a transmissão do vírus
Diante do resultado positivo, é necessário consultar um ginecologista para ter orientação sobre o tratamento

Sou casada e descobri que tenho HPV. Não traí o meu marido. Como conto isso para ele?
Amiga, ter contato com o vírus do HPV (sigla em inglês para papiloma vírus humano) é algo comum. Por isso, é muito importante o uso da camisinha para se prevenir.
Diante do resultado positivo, é necessário consultar um ginecologista para ter orientação sobre o tratamento.
A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.
Mas também há a possibilidade de transmissão da mãe para o feto e também pelo contato com superfícies contaminadas pelo vírus.
Sintomas
Esse vírus pode gerar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral (lábios, boca e cordas vocais), anal, genital e da uretra. No entanto, o HPV pode ser assintomático, ou seja, não apresentar sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o vírus pode ficar oculto por meses ou anos, sem manifestar sinais visíveis. Caso a alteração nos genitais for pequena, será detectada somente por exames específicos.
Se você não traiu o seu marido, deve ter sido contaminada por ele ou por um parceiro anterior ao casamento. Fale para ele sobre o resultado positivo de seu exame. Vocês dois precisam de tratamento.