92 Mais Mulher
Confira alguns cuidados especiais para peles negras
Em qualquer estação, o importante é manter o rosto e o corpo bem tratados
Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Aline Caniças, a pele negra possui características que são exclusivas, como o alto nível de colágeno e melanina, que evitam o envelhecimento precoce e a tornam mais resistente ao sol. Mas nem por isso os cuidados podem ser deixados de lado, principalmente para minimizar as queixas em relação ao excesso de oleosidade, foliculite ou manchas.
— Além de sofrer pouco com os efeitos do amadurecimento, essa pele aparenta menos celulite e flacidez, por ser mais firme. No entanto, há mais propensão a manchas escuras (hipercromias pós-inflamatórias e melasmas), e também se faz necessário redobrar o cuidado com queloides (crescimento excessivo do tecido de uma cicatriz) — afirma a especialista.
Vamos às dicas indispensáveis da profissional para obter uma pele ainda mais radiante no dia a dia!
Controle da oleosidade
Por ter glândulas sebáceas maiores, a pele negra pode ser bem oleosa. Devido a isso, precisa de limpeza duas vezes ao dia para evitar o entupimento dos poros e a formação de cravos e espinhas.
Além disso, vale consultar um profissional da área para uma limpeza mais profunda e tratamentos complementares. Um dos recursos mais interessantes é o uso do peeling ultrassônico, que limpa profundamente a pele sem agredir e sem gerar qualquer desconforto.
Pele macia para sempre
Ao mesmo tempo em que a pele do rosto produz mais sebo e oleosidade, a pele do corpo resseca facilmente. Por isso, uma dica é fazer uma esfoliação potente no banho em áreas como pés, joelhos e cotovelos, que costumam ser bem ressecadas.
O objetivo é retirar as células mortas e impurezas, dando lugar a uma pele de melhor qualidade e mais suave ao toque. As partículas encontradas nos produtos limpam a pele e a deixam mais lisa e fina, melhorando sua textura.
Protetor solar, o melhor aliado
Graças à alta quantidade de melanina, a pele negra possui uma proteção natural. Por outro lado, ela não é suficiente para prevenir contra os danos dos raios solares na região. Por isso, é importante passar protetor solar todos os dias.
Xô, manchas!
Quando as manchas já estão na pele, há várias opções de tratamentos disponíveis especialmente para as peles negras, mas sempre com indicação profissional. Entre eles, está o uso de LEDs, que atuam para promover homogeneidade da coloração, por meio de hiper-hidratação tecidual e melhora na função dos melanócitos (células que produzem a melanina), normalizando a produção e auxiliando na reabsorção do pigmento. Pode-se, inclusive, fazer uso de cosméticos que são ativados pela luz, potencializando ainda mais os efeitos.
FONTE: Aline Caniçais, especialista dermatofuncional da HTM Eletrônica – empresa referência em equipamentos estéticos.