Duelo de agulhas
Elenco celebra reprise de "Ti Ti Ti": "Tudo o que ajudar a ter momentos de alegria é válido"
Trama de Maria Adelaide Amaral ocupa o "Vale a Pena Ver de Novo" a partir desta segunda-feira
Os rivais mais divertidos da telinha estão de volta! A partir de hoje, Ti Ti Ti (2010) ocupa as tarde da Globo no Vale a Pena Ver de Novo (RBS TV, 16h40min).
Até sexta-feira, a trama hilária divide espaço na faixa com os capítulos finais de Laços de Família (2000). Depois, Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício) reinam absolutos no horário, trazendo de volta a comédia de sucesso escrita por Maria Adelaide Amaral.
Trama leve
O retorno de uma história leve e engraçada será um alento para tempos tão difíceis, como acredita Claudia Raia, intérprete de Jaqueline Maldonado na trama:
— Acho que vai ser um momento para rir e se alegrar um pouco e, assim, seguir acreditando que tempos melhores virão. Estamos vivendo um momento muito delicado. Tudo o que nos ajudar e ter momentos de alegria é válido.
A atriz destaca ainda a atemporalidade do texto, que apesar de ter mais de uma década, não deve causar estranhamento ao público:
— Acho que pode ter uma coisa ou outra, mas não acho que a novela envelheceu mal. Era uma história leve, muito divertida, que tratava de temas importantes de uma maneira delicada. O texto da Maria Adelaide Amaral era muito sensível.
Carinho
Onipresente na telinha, Alexandre Borges acaba de aparecer em Haja Coração (2016), como Aparício, e revê seu trabalho como Danilo, em Laços de Família. E, agora, com a reprise de Ti Ti Ti, o ator celebra a volta de um de seus personagens mais marcantes: André Spina, ou melhor, Jacques Leclair.
— Com certeza, é um dos principais papéis da minha carreira. Vai ser maravilhoso reviver tudo isso — conta Alexandre.
Rival de Jacques, Victor Valentim foi interpretado por Murilo Benício, que atualmente está no ar como o Raul em Amor de Mãe. O personagem rendeu diversos prêmios ao ator, que lembra com carinho do reconhecimento do público:
— Eu me sinto premiado quando o personagem faz sucesso. Não imagino retorno melhor do que esse. Nenhum troféu traduz o carinho e o calor do público.
Homenagem aos mestres
Para Claudia, a reexibição da novela é uma espécie de tributo a Jorge Fernando (1955 – 2019):
— Fui dirigida pelo meu amigo-irmão Jorge Fernando. Rever esse trabalho é uma maneira de reverenciá-lo.
Alexandre conta que também tem lembranças muito carinhosas do diretor:
— Lembro muito do Jorge Fernando. Um diretor engraçado, com seu humor escrachado e, ao mesmo tempo, carinhoso... Ele faz muita falta.
A versão de 2010 de Ti Ti Ti, escrita por Maria Adelaide Amaral, foi uma grande reverência a várias obras do autor Cassiano Gabus Mendes (1927 – 1993). Na versão original da história dos costureiros, Victor Valentim e Jacques Leclair foram vividos, respectivamente, por Luis Gustavo e Reginaldo Faria. A novela de 1985, aliás, tem um lugar especial na memória afetiva de Murilo.
— Eu adorava a versão original, lembro de sair correndo do futebol de rua quando dava sete da noite, sentava no chão para não sujar o sofá, suado, mas acompanhava cada capítulo com a minha mãe — relembra.
Fã de Luis Gustavo, Murilo teve a oportunidade de dividir a cena com o ídolo em alguns capítulos de Ti Ti Ti. O veterano fez uma participação especial como Mario Fofoca, detetive icônico da novela Elas por Elas (1982).