Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba mais vaginismo e como tratá-lo

Ele pode ter causas físicas, psicológicas ou sociais

11/05/2021 - 16h58min

Atualizada em: 11/05/2021 - 17h01min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Quero a opinião de vocês sobre meu problema. Já fui a vários profissionais, li muito e até agora não consegui resolver. Quando vou tentar fazer sexo, o pênis não entra. Parece que a vagina não tem buraco. Tive dois namorados que acabaram desistindo porque, quando eu deixo, é muito difícil porque dói demais.

Que bom ver você continuar na busca por uma solução. Parabéns pela sua motivação. As mulheres que sofrem de disfunção sexual semelhante à sua acabam se isolando e desistindo do contato sexual e de uma vida feliz por não terem coragem de querer ter um relacionamento sexual saudável.

Você está falando de vaginismo. Esta disfunção sexual é causada por uma contração involuntária da musculatura que forma o canal vaginal, tornando a estrutura totalmente rígida. Essa condição pode se manifestar em diferentes intensidades, como a total incapacidade de realizar a penetração ou até impossibilitar o exame físico em consultórios médicos.


Traumas

Leia outras colunas

O vaginismo pode ter causas psicológicas, sociais ou físicas. O tratamento, normalmente, é realizado com a dilatação do canal vaginal e fisioterapia. Em casos de trauma por abuso, o acompanhamento psicológico é importante.

Para outras mulheres que nos leem, vale destacar que a situação que ela relata é diferente de sentir dor na hora e durante a penetração, ou seja, há penetração, porém, dolorosa.

Nestes casos, a baixa lubrificação vaginal também pode ser causa de dor. Se na relação sexual não se tiver o cuidado da lubrificação prévia, como as preliminares, a penetração muito abrupta pode causar desconforto. Então, a falta da excitação, às vezes, pode ser a causa da dor.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias