Noveleiros
Michele Vaz Pradella: As duas mortes do Comendador
O protagonista de "Império" morre de mentirinha no final da semana que vem
Está chegando um dos momentos mais impactantes da novela Império (2014). Exibida atualmente em edição especial no horário nobre da Globo, a trama do Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) chega ao seu ápice no final da semana que vem, mais precisamente na sexta-feira, dia 13. Atenção, spoiler: o Comendador vai morrer!
A essa altura, todo mundo deve saber que a primeira morte do protagonista não passa de uma farsa. Após uma briga com Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), José Alfredo passa mal e cai duro diante do rival e de toda a família. Além do público, que acompanha os pormenores do plano, apenas Cristina (Leandra Leal) e o fiel escudeiro Josué (Roberto Birindelli) sabem de tudo.
Cúmplices
Cris assume um papel fundamental logo após a "morte" do pai. Diante da decisão do resto da família de cremar o corpo do Comendador, a moça precisa convencer os irmãos e a viúva, Maria Marta (Lilia Cabral), de que o falecido deve ficar no jazigo da família. Só assim é possível resgatá-lo. Assim que desperta, José Alfredo tem pouco tempo – e um estoque limitado de oxigênio – para entrar em contato com Josué, que enfim chega para erguê-lo da tumba. Momentos, literalmente, de tirar o fôlego.
A cena marca uma nova etapa da novela. Nas sombras, o Comendador acompanha cada passo de seus herdeiros, para só assim saber quem merece ou não ficar no comando dos negócios.
Mais para o final da trama, o Comendador morre de novo – desta vez, para valer. Ou será que não? As últimas cenas da novela mostram que o autor, Aguinaldo Silva, deixa uma pulga atrás da orelha do telespectador.