Estrelas da Periferia
Rock com apoio à mulherada: conheça a banda Ideia Fixa
Na estrada desde 2004, a banda lança música e clipe sobre o combate ao feminicídio.
Fundada em 2004, com integrantes de Cachoeirinha e Gravataí, a banda Ideia Fixa tem na amizade um de seus pilares, já que a turma se conhece há muito tempo. O grupo de rock, que interrompeu suas atividades entre 2007 e 2010, se considera uma família.
- Sempre digo que temos uma amizade, que é o diferencial da banda. São muitos anos tocando juntos. Os integrantes têm uma ligação que ultrapassa o "fazer música", somos uma família paralela, isso é muito legal - celebra Hélder Castro, vocalista da Ideia Fixa.
Desafios
Na trajetória da banda, Hélder relata que os músicos enfrentaram muitos desafios, principalmente pelas dificuldades de fazer rock na Região Metropolitana.
- Fazer esse tipo de som aqui, nesta região, é bastante desafiador. Mas, nos últimos tempos, deu uma melhorada. As casas que cultuam esse estilo de música estão dando chances para que bandas, como a nossa, tenham suas oportunidades. Aqui na região, há alguns lugares que são do rock mesmo - pontua Hélder.
Por elas
Atualmente, o foco da banda é a divulgação do clipe da faixa Vejo Além, por ser um projeto de cunho social. Para compor a canção, os músicos se inspiraram na campanha Tod@s por Elas, criada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que mostra atletas de artes marciais mistas (como jiu-jitsu, boxe, kickboxer e muai thay) na linha de frente do combate ao machismo e à violência contra as mulheres.
- Foi aí que tive a ideia. Por que nós, roqueiros, não podemos fazer algo destinado às mulheres? Achei bem interessante e diferente que esses lutadores estivessem engajados nesta campanha. Aí, tive a ideia de colocar o nosso rock à disposição da conscientização das pessoas contra a violência doméstica - explica Hélder.
Retorno
O clipe da faixa vem trazendo um bom retorno para a banda no momento em que se discute muito o tema da violência e as ações práticas para combater agressões e feminicídios (assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero).
- Nosso clipe serve para estimular a reflexão, para não deixar chegar ao último estágio da violência doméstica, o feminicídio. Destacamos a importância de denunciar os agressores. Estamos absorvendo a ideia de seguir colocando nossas músicas a favor da sociedade - finaliza.
Ainda integram a banda Luciano Villar (bateria), Maurício Vargas (guitarra e voz), Alex Araújo (baixo) e Luis Eduardo (guitarra).
Pitaco
Vanessa, da dupla com Claus, fala sobre o som da turma:
- Rock de muita qualidade. Tem execução e sincronia alinhadas, além de um vocal diferenciado. Aliás, o tema da música Vejo Além é super relevante. Parabéns e sucesso!
Aqui, o espaço é todo seu
- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas e vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
- Para falar com a banda, ligue para 99217-3510.