Entretenimento



Première

De "Eternos" a filme do Herzog: novo cinema no Bourbon Country começa a operar com programação diversificada

Após a saída do Espaço Itaú do shopping, salas retomam a exibição com seis longas em cartaz

04/11/2021 - 09h26min

Atualizada em: 04/11/2021 - 09h37min


William Mansque
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Com a finalidade de promover diversidade em sua programação, o Espaço de Cinema Bourbon Country será aberto nesta quinta-feira (4). O empreendimento ocupará as salas do Shopping Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), na zona norte de Porto Alegre, que antes eram operadas pelo Espaço Itaú de Cinema.   

Com projeção e som digitais, o novo cinema é liderado por Adhemar Oliveira — diretor de programação do Itaú Cinemas, que segue operando em São Paulo, Rio e Brasília. A exibidora e o empresário chegaram a um acordo de transferência de operação em 16 de setembro, no mesmo do dia em que a rede anunciou o encerramento das atividades no shopping.  

Aos 66 anos, Adhemar estima trabalhar com exibição de filmes há quatro décadas. Morador de São Paulo, ele lida com Porto Alegre desde 2002, quando o cinema foi implementado no shopping Bourbon Country. Ele também atuou com outros exibidores no Estado, como Bourbon Wallig e Bourbon Shopping Novo Hamburgo, e em algumas cidades pelo Brasil, como São Paulo, Fortaleza, Juiz de Fora e Florianópolis.  

Adhemar atesta que sempre teve bom relacionamento com a comunidade cinematográfica do Estado, assim como com a Rede Zaffari, responsável pelo shopping. Ele destaca que a motivação para seguir empreendendo em exibição na Capital gaúcha, mesmo em um cenário delicado para o setor, que amargou queda de receita na pandemia, foi o fato de a população sempre ter uma boa resposta ao cinema. 

— É um povo bastante antenado com o mundo, não só com o Brasil. Essa questão é um elemento forte. Se você tem uma população cinéfila, é um passo já adiantado — diz. 

Projetos

O empresário observa que há um desejo forte das pessoas de voltar a assistir a filmes nas salas, um hábito que ele crê ser permanente e que deve se ampliar no pós-pandemia. Com essa crença, Adhemar pretende dar continuidade ao que era desenvolvido pelo Espaço Itaú de Cinema, o que inclui a programação. A proposição será exibir diferentes gêneros de filmes — do comercial ao independente, do brasileiro ao internacional. 

— Tentamos passar uma diversidade na programação para a população se conectar com o mundo todo. Filme asiático, africano, europeu, latino... É uma busca para ser o mais completo possível nessa diversidade — ressalta.  

O Espaço de Cinema Bourbon Country também dará seguimento às atividades que já eram realizadas no local, como Escola no Cinema e Clube do Professor — ambos os programas têm o objetivo de formar novas plateias e incentivar o debate e a formação cinematográfica. Está sendo estudada a criação de um clube de associados, que visará trazer novos formatos de sustentação para esses projetos.  

A partir desta quinta, o Espaço de Cinema Bourbon Country estará com seis filmes em cartaz, que já representa um pouco o equilíbrio que o exibidor procura: Alerta Vermelho (ação/policial), Marighella (drama biográfico brasileiro), Eternos (ação/fantasia da Marvel), A Família Addams 2: Pé na Estrada (animação/comédia), Os 7 Prisioneiros (drama brasileiro) e Uma História de Família (ficção com linguagem documental do renomado diretor Werner Herzog). Os preços dos ingressos podem variar conforme o dia, oscilando de R$ 20 a R$ 36.

Últimas Notícias