Estrelas da Periferia
Rede de apoio no funk: Conheça MC LT
Aos 21 anos, músico de Esteio conta com parcerias locais para ganhar destaque no cenário musical gaúcho
Natural de Esteio, Lucas Teixeira Lo, 21 anos, sempre sonhou em tentar carreira no mundo da música, principalmente no funk ou no rap. Na adolescência, começou a gravar vídeos e postar na internet, mas não teve apoio da família.
— Acabei parando por um tempo, a gente sabe que as famílias de artistas que entram para o funk e para o rap ficam preocupadas, pois o cara vive sempre na noite e tal — explica MC LT, nome artístico de Lucas.
No entanto, aos 19 anos, o sonho falou mais alto, e LT voltou a gravar seus vídeos. Aos poucos, reconquistou o apoio da família.
— Hoje, eles já abraçam a causa (risos). Moro com minha avó (dona Neuzira), que me apoia — conta o funkeiro.
Lançamento
Apoiado pelo videomaker Gabriel Job, de Sapucaia do Sul, que dirige seus clipes, LT começa a ganhar destaque no cenário local do gênero. Um de seus lançamentos mais recentes, Sonhei Tão Alto, foi gravado no bairro Bom Jesus, na Capital, e teve a participação de outro destaque artístico do funk local, MC Renanzinho 7.
— Este lançamento é muito importante, tenho uma filosofia de apoiar os artistas locais do funk. É uma rede de apoio importante, que faz todos crescerem. Eu e Renanzinho escrevemos essa letra juntos, tem um significado todo especial para a gente — afirma LT, que busca inspiração em nomes como MC IG, um das estrelas do funk nacional atualmente.
Além dos clipes e shows na Região Metropolitana, o funkeiro investe nas suas mídias sociais. Por isso, ele brinca que, praticamente, não para em casa e dorme no estúdio.
— Várias vezes, eu durmo no estúdio, trabalhando direto. Tenho alguns projetos encaminhados para 2022, que incluem discos e EPs. Se Deus quiser, 2022 será ano em que eu vou conseguir viver só de música — projeta LT.
Aqui, o espaço é todo seu!
— Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.
— Para falar com o funkeiro, ligue para 99884-0257.
Pitaco de Quem Entende
Diego Garcia, produtor artístico, fala sobre o trabalho de LT:
— O MC faz um funk consciente, de qualidade, com boas batidas e muito equilibrado. Ele tem futuro!