Fora da casa
"BBB 22": relembre participantes que já foram desclassificados do programa
Último jogo da discórdia resultou em expulsão da participante Maria

Depois de um jogo da discórdia conturbado, Maria foi desclassificada do Big Brother Brasil 22 na manhã desta terça-feira (15) por ter acertado um balde na cabeça de Natália durante a dinâmica. A cantora, contudo, não está sozinha: além dela, outros seis participantes já foram expulsos do programa, dos quais dois são gaúchos. Relembre, abaixo, quem são.
Daniel, BBB12

Na semana seguinte ao início do programa, Daniel Echaniz, 31 anos, foi eliminado. O motivo? As câmeras do programa registraram o brother debaixo do edredom com a estudante gaúcha Monique Amin, 23 anos, e logo depois passou a circular na internet a versão de que ela teria sofrido abuso sexual.
Ao expulsar o brother, a Globo afirmou em nota que a justificativa era o "grave comportamento inadequado" do participante, acrescentando que, fora da casa, poderia responder formalmente às acusações. Na época, a Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um registro de ocorrência para investigar o caso.
Terminada a apuração, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro entendeu que, conforme depoimento de Monique, não houve crime. Por conta disso, encerrou e arquivou o inquérito contra Daniel.
Ana Paula, BBB16

Foram dois tapas em Renan Oliveira que causaram a desclassificação de Ana Paula Renault. As agressões ocorreram durante uma festa do programa, quando o brother tentou interferir em um atrito entre a mineira e Adélia.
Ainda à frente do programa na época, Pedro Bial avisou os telespectadores que agressão física é proibida no jogo. Em entrevista ao Gshow, Ana Paula falou sobre o caso:
— Estou arrasada e decepcionada comigo mesma. Estou arrependida, mas não tinha como ser diferente. Não tinha jeito de me controlar. Estava com uma tensão monstra e vivendo de corpo e alma. Desculpa ter vivido tudo tão intensamente e ter provocado minha expulsão. Eu me arrependo de ter decepcionado os meus fãs.
Marcos Harter, BBB17

O gaúcho Marcos Harter também foi expulso por agressão, mas o caso dele envolveu a polícia desde o princípio: uma briga com Emily Araújo, com quem vivia um relacionamento amoroso dentro da casa e que acabou mais tarde se consagrando campeã da edição.
Durante uma madrugada, as câmeras registraram momento em que Marcos gritou com Emily, a deixando contra a parede. Depois, na área externa, a sister reclamou:
— Eu não quero saber. Olha aqui, tu me beliscou de novo, Marcos. Tu apertou meu pulso, tá doendo.
A briga em si configuraria violência psicológica — e, nesse caso, Emily precisaria procurar a polícia. Contudo, como depois ela reclama de dor, o caso mudou para lesão corporal e não é necessário aguardar a manifestação da vítima. Assim, a Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito e comprovou a agressão, levando à expulsão imediata do participante.
Fabio, BBB19

O gaúcho Fábio Alano, lutador de MMA, nem chegou a entrar na casa do BBB. Anunciado como participante da edição, ele foi desclassificado três dias antes do reality começar por ter omitido à produção do programa um contrato de patrocínio com uma marca de roupas.
"A Globo tomou conhecimento hoje de fatos relacionados ao participante, avaliados como inadequados ao perfil dos competidores conforme o regulamento do programa. Fábio não será substituído", anunciou a emissora.
No Instagram, o lutador disse estar bastante decepcionado, pois realmente acreditava que poderia chegar à final do reality.
— Tenho um contrato vigente que acabei não informando porque foi tudo muito em cima da hora, muita intensidade. Acabou se percebendo que isso violava as cláusulas contratuais e gerou minha eliminação — contou.
Vanderson, BBB19

Assim que Vanderson Brito foi anunciado como participante, surgiram acusações nas redes sociais de abusos e agressões por parte do participante — incluindo a de uma ex-namorada. Logo na primeira semana do reality, o brother foi intimado a prestar depoimento.
Foram dois inquéritos abertos, um por lesão corporal e outro por estupro, além de um termo circunstanciado de ocorrência por importunação ofensiva ao pudor. Como as regras do jogo não permitem que um participante saia da casa e depois retorne, ele foi automaticamente eliminado.
Hariany, BBB19

Completando a tripla desclassificação da edição de 2019, está Hariany, que deixou o jogo após empurrar Paula durante uma briga.
As duas eram amigas, mas acabaram se desentendendo em uma festa quando Hariany foi falar para a colega que não gostava de certos comportamentos dela. No final da discussão, Paula tentou abraçá-la e Hariany a empurrou, causando sua expulsão.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.