Entretenimento



Personagens marcantes

Voz de Wolverine e Esqueleto, ator Isaac Bardavid morre aos 90 anos

Artista estava internado no Rio de Janeiro e foi vítima de problemas respiratórios

02/02/2022 - 08h45min

Atualizada em: 02/02/2022 - 08h45min


GZH
Divulgação / TV Globo/Divulgação
Isaac Bardavid tinha a sua voz reconhecida no país inteiro ao dublar personagens emblemáticos da cultura pop

O ator e dublador Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira (1º), aos 90 anos, devido a problemas respiratórios. Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro desde o último dia 26. A morte foi confirmada no perfil oficial do ator. 

Ver Descrição / Ver Descrição
Isaac Bardavid abraçado com alguns dos personagens aos quais deu voz na versão brasileira

"O quadro hospitalar do Isaac estava ok, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido para o sangue. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado", consta na publicação. 

Bardavid tornou a sua voz conhecida ao dublar personagens como Freddy Krueger, Tigrão em Ursinho Pooh, Robotnik em Sonic, Esqueleto em He-Man, Odin no Universo Cinematográfico da Marvel e Wolverine, tanto nas animações quanto nos filmes estrelados por Hugh Jackman — o ator australiano, inclusive, já chegou a prestar reverência de joelhos ao brasileiro durante uma participação dos dois no talk show de Danilo Gentili, no SBT. 

Além disso, o ator tinha mais 50 anos de carreira na televisão, atuando em novelas como Irmãos Coragem, Escrava Isaura, O Cravo e a Rosa, Eterna Magia e Além do Horizonte. Ele também participou de programas como Sítio do Pica-Pau Amarelo, Zorra Total, Os Caras de Pau, Cilada.com e Trapalhões. No cinema, fez filmes como Os Campeões (1983), O Escaravelho do Diabo (2016) e Histórias Assombradas (2017). 

Seus papéis mais recentes foram na novela Dois Irmãos, de 2017, no papel de Abbas, e na série Carcereiros, de 2021, no papel de Álvaro.

Veja a publicação de despedida:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias