Entretenimento



Apaixonado

Leonardo Vieira fala sobre relação de 15 anos com marido: "Temos objetivos em comum"

Em entrevista ao podcast "Novela das 9", o ator, famoso por papéis na novela Anjo Mau e na minissérie Os Maias, também contou sobre a mudança para Portugal e os motivos que o fizeram sair do Brasil

13/04/2022 - 14h59min

Atualizada em: 13/04/2022 - 15h00min


GZH
Reprodução Instagram / @leonardovieirator
O ator Leonardo Vieira e o marido Leandro Fonseca vivem em Lisboa, capital portuguesa, há quatro anos

O ator Leonardo Vieira, 58 anos, falou em entrevista para o podcast Novela das 9 sobre a vida em Portugal, onde vive há quatro anos, e a relação de 15 anos que tem com o marido Leandro Fonseca. O artista ficou conhecido como galã das telenovelas após interpretar o personagem Lucas, de Anjo Mau (1997), novela atualmente disponível no catálogo do Globoplay.

Durante o programa, Leonardo recordou um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando teve sua homossexualidade exposta e precisou enfrentar o preconceito. O artista teve sua orientação sexual divulgada após o vazamento de imagens suas beijando outro homem.

— Eu tive que falar sobre o assunto, não decidi, decidiram por mim. Foi o famoso "arrancado do armário". Um paparazzo me fotografou em uma festa dando um beijo em um rapaz que, na época, nem era o Leandro, a gente tinha brigado, estava separado. Fui curtir um dia e um paparazzo me pegou — contou.

Leonardo já estava afastado das produções audiovisuais desde 2015 e, após ter sua intimidade exposta, relatou que ficou ainda mais difícil conseguir oportunidades de trabalho. Isto o motivou a ir para Portugal, país onde já havia morado por dois meses, em 2001, quando atuou na minissérie Os Maias.

— Aí me apaixonei (por Portugal), pensei que não tinha mais dúvidas de que queria morar aqui. Mas o volume de trabalho no Brasil era muito grande, muita coisa acontecendo, e isso foi adiado. Até que chegou o momento e pensei: "Bom, acho que é a hora certa de ir, quero viver essa experiência". O Brasil estava vivendo um momento difícil, e eu estava vivendo um momento difícil no Brasil — contou o ator no podcast.

Apesar do preconceito, Leonardo diz que recebeu também muitas mensagens positivas, de pessoas o agradecendo pela coragem de ter enfrentado a situação. 

— Não foi um momento fácil. Sempre fui discreto na minha vida, em tudo mesmo, na minha, fechado. Não sou o tipo de pessoa que fala de um problema para um amigo, por exemplo — afirmou.

Relação com o país luso

O artista também revelou que, mesmo antes de gravar a minissérie em Portugal, já tinha uma forte relação com o país por influência familiar: seus avôs são portugueses.  A partir disso, nasceu um desejo latente de conhecer a região e visitar os parentes que ainda viviam por lá.

— Já tinha vontade de vir para a Europa estudar. Aí, um dia meu pai tirou a cidadania portuguesa e eu falei: "Vou tirar também". E tirei — revelou.

Para ele, a mudança foi intensa porque não se tratava apenas de trocar de endereço, mas de viver em uma cultura diferente. Apesar da adaptação ter sido difícil no começo, Leonardo hoje se diz acostumado com o país e não pretende deixá-lo tão cedo, a menos que surja uma oportunidade de trabalho no Brasil.

— Se eu receber um convite de trabalho volto, com certeza, com o maior prazer. Fazer Rio/Lisboa virou praticamente uma ponte aérea pra mim, porque tenho meus pais no Brasil: meu pai com 85 anos, minha mãe com 80, então quero estar sempre com eles — afirmou.

Apesar de amar o Brasil e as pessoas, ele afirma que mesmo com uma proposta de trabalho não pretende retornar em definitivo.

— Voltar sempre, com certeza. Mas viver definitivamente... Tenho dúvidas. Acho difícil — encerrou.

Casamento

Leonardo vive em Lisboa, capital portuguesa, com o marido Leandro Fonseca. Eles estão juntos há 15 anos e o ator acredita que a relação seja tão duradoura porque ambos têm muitos gostos e afinidades em comum, além de manterem o respeito e o carinho.

— Temos objetivos em comum, fomos descobrindo, então tudo isso fez com que a gente chegasse hoje aos 15 anos. Às vezes não acredito: "Caramba, já se passaram 15 anos. Tão rápido" — refletiu.

Os dois compartilham o gosto por esportes e viagens e são apaixonados por animais, o que os motivou a adotar um cachorro da raça pitbull.

Antes de se mudarem para o país europeu, o casal morava na zona sul do Rio de Janeiro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias