Falando de Sexo
É possível tratar a dor na "hora H"
Antes de mais nada, é preciso procurar um médico para verificar as causas do problema

Como falar com seu parceiro sobre sexo doloroso e como é feito o diagnóstico e tratamento?
Para algumas pessoas, principalmente aquelas que foram criadas para ficar quietas sobre esse tipo de assunto, falar pode ser assustador. Uma ideia é levar seu parceiro para uma de suas consultas médicas. Um médico pode ajudar a explicar ao seu parceiro por que você está sentindo dor e os aspectos do tratamento.
Como resolver
Na maioria dos casos, o médico fará um histórico de saúde completo e fará perguntas sobre a dor, incluindo quando começou, com que frequência acontece e se certas posições sexuais a provocam. Um exame pélvico pode procurar sinais de infecção, irritação ou problemas anatômicos, e um exame visual da vagina também pode ajudar a diagnosticar quaisquer razões físicas óbvias. Em alguns casos, outros exames, como ultrassonografia pélvica, podem ser necessários para o diagnóstico. Se uma infecção ou condição médica estiver na raiz da dispareunia, medicamentos podem ser necessários. Para mulheres na pós-menopausa, isso pode significar o uso de um creme tópico na área vaginal para tratar a diminuição dos níveis de estrogênio e ajudar a melhorar a lubrificação.
Em outros casos, a terapia de dessensibilizarão (que envolve aprender exercícios de relaxamento) ou visitar um terapeuta sexual pode ajudar a tratar a dispareunia.