Sumida das novelas
Saiba por onde anda Helena Ranaldi, a Dedina de "A Favorita"
GZH relembra os principais momentos da carreira e da vida da atriz, no ar na trama reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo"
Helena Ranaldi Nogueira, 56 anos, nasceu na cidade de São Paulo. Na década de 1980, a paulista começou sua carreira como modelo. Em sua trajetória no mundo da moda, chegou a participar do concurso Supermodel of the World e ficou classificada entre as cinco primeiras colocadas na etapa do Brasil.
Helena foi contratada pela agência Ford Models americana, estampou diversas capas de revista e fez anúncios publicitários. Apesar do reconhecimento, aos 23 anos, ela se mudou para o Rio de Janeiro e decidiu largar a carreira para estudar educação física. Depois de perceber que o curso não era sua vocação, dedicou-se às artes cênicas. Sua estreia nas telas foi em 1990, na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, exibida pela extinta Rede Manchete. Um ano depois, trabalhou em Amazônia, transmitida pela mesma emissora.
A estreia de Helena na Globo se deu em 1992, na novela Despedida de Solteiro. De 1994 a 1995, a atriz trabalhou em Quatro por Quatro e, um ano depois, atuou em Anjo de Mim. Em 1996, chegou a apresentar o Fantástico ao lado de Pedro Bial. Entre os papéis de destaque de Helena estão a veterinária Cíntia de Laços de Família (2000) e as protagonistas Clara de Coração de Estudante (2002) e Rachel de Mulheres Apaixonadas (2003).
Em 2004, a atriz trabalhou na série Um Só Coração e na novela Senhora do Destino. Dois anos depois, integrou o elenco de Páginas da Vida. Em 2008, viveu Dedina, em A Favorita. Neste mesmo ano, estreou no cinema em Bodas de Papel, ao lado do ator argentino Darío Grandinetti.
O trabalho mais recente da atriz em novelas foi em 2014, na obra Em Família. Já em séries, a artista integrou, em 2019, o elenco de Carcereiros, da Globo, e O Doutrinador, do canal Space.
A Favorita
Helena Ranaldi está atualmente no ar na reprise de A Favorita, exibida no Vale a Pena Ver de Novo. Na trama, a atriz vive a personagem Dedina, uma mulher urbana, inteligente e intelectualizada que trabalha como professora.
Dedina é casada com o prefeito Elias (Leonardo Medeiros) e, apesar de aparentar ter uma boa estrutura emocional, na verdade vive momentos de desequilíbrio. Acostumada a viver em grandes centros urbanos, quando se muda para Triunfo, precisa se adaptar à nova realidade da pacata cidade.
Ao longo da trama, a personagem de Helena trai o marido com o melhor amigo dele, Damião (Malvino Salvador). Com esse triângulo amoroso, a amizade entre Elias e Damião fica abalada e o próprio casamento de Dedina é colocado em risco.
Relacionamentos e filho
Helena começou a namorar o diretor Ricardo Waddington em 1992. Dois anos depois, eles se casaram. O relacionamento chegou ao fim em 2004. Da relação, nasceu o filho Pedro, 23 anos.
Em 2008, a atriz se casou novamente. Desta vez, com o músico Max Sette. Dois anos depois, o casal rompeu a relação. Após a separação com Max, Helena foi vista aos beijos na boate Leblon Lounge, no Rio de Janeiro, com o ator Marcello Novaes. Na época, os atores negaram o romance e alegaram que eram apenas amigos. Em junho de 2014, a atriz assumiu o namoro com o também ator Allan Souza Lima, 20 anos mais novo. Em março de 2015, o romance chegou ao fim.
Na metade de 2015, a artista assumiu publicamente o namoro com o ator e diretor Daniel Alvim. Seis meses após o início do romance, eles decidiram morar juntos.
Por onde anda ?
Quando acabaram as gravações da novela Em Família (2014), Helena comunicou a Globo que passaria uma temporada morando em São Paulo, ficando longe dos estúdios de gravação da emissora carioca, para se dedicar ao teatro. Logo depois dessa decisão, a atriz foi avisada de que seu contrato com a emissora não seria renovado.
Helena ficou definitivamente em São Paulo trabalhando com teatro e também para ficar mais próxima do marido, que já morava lá.
Longe das telenovelas há oito anos, a artista tem produzido peças de teatro e fará sua estreia como produtora de cinema no longa Cordel do Amor Sem Fim. A trama é baseada na peça de teatro que estava em cartaz até abril deste ano e contou com direção de Alvim e texto de Cláudia Barral. A peça teve algumas temporadas em São Paulo e chegou a ser encenada em cidades do interior paulista.
A história acompanha a rotina de três irmãs que vivem às margens do Rio São Francisco. Quando a mais nova se apaixona por um desconhecido que está indo para outra cidade, a jovem promete esperar o retorno do amado, o que gera conflitos familiares. No teatro, as irmãs Madalena, Carminha e Tereza são interpretadas, respectivamente, pelas atrizes Helena Ranaldi, Patricia Gasppar e Débora Gomez. As artistas reprisarão os mesmos papéis no filme.
Presença digital
Ativa nas redes sociais, Helena compartilhou no domingo (29) um registro dela e do marido, Daniel Alvim, em um encontro com o ator e roteirista Mauricio de Barros, que é amigo do casal.
Há algumas semanas, a atriz dividiu com os fãs e seguidores uma recordação importante. Trata-se de uma foto dela e das atrizes Patricia Gasppar e Débora Gomes quando tiveram o primeiro contato com o texto que originou a peça.
"Há quatro anos, fizemos nossa primeira leitura na Casa do Saber desse texto potente de Claudia Barral. Cordel do Amor Sem Fim vem, desde então, seguindo um caminho lindo. Depois de algumas temporadas em São Paulo e viagens pelo interior, agora ele segue um novo caminho e começa a ser desenhado, por todos os envolvidos, um jeito novo de contar essa história. Um novo formato. Produzir é cansativo, desgastante, difícil em tantos sentidos, mas o prazer de realizar e tocar as pessoas através da arte e do nosso esforço, compensa e nos faz seguir sem fim e com amor", escreveu na legenda do post.