Enganada por Batista
Dedicada ao teatro e vivendo em Portugal: por onde anda Tássia Camargo, a Joana de "O Cravo e a Rosa"
Atriz fez sucesso entre os anos 1980 e 1990, mas está afastada da TV desde 2007

Em O Cravo e a Rosa, novela de 2000 que está sendo reprisada na Globo, Tássia Camargo vive a lavadeira Joana. Chamada de "periquita" pelo marido, que ela pensa ser um pobre caixeiro viajante chamado Manuel, sua vida vira de cabeça para baixo quando, lá pelas tantas, ela descobre que está sendo enganada e que Manuel, na verdade, é Nicanor Batista (Luís Melo), um rico banqueiro que leva uma vida dupla.
Na época, a novela fez tanto sucesso que as pessoas chegavam a parar Tássia na rua para dar conselhos.
— Muitas mulheres me avisavam que ele tinha outra, muitas a sério e outras a sorrir. Pediam que eu o castigasse, outras emocionadas com a Joana e sempre agradeciam-me pela personagem — contou a atriz em entrevista à jornalista Heloísa Tolipan.
Joana é um dos personagens mais marcantes de Tássia Camargo — e a artista tem um currículo extenso, que começou em 1981 e inclui papéis como a Marlene, de O Salvador da Pátria (1989), e a Elisa, de Tieta (1989). Porém, há um bom tempo ela não aparece na telinha.
A última novela brasileira que a atriz de 61 anos fez foi Vidas Opostas, na Record, em 2007. Antes, ela atuou em Malhação, na Globo, entre 2004 e 2006.

— Eu não quis mais (fazer novelas). Minha vida está estabilizada, posso fazer o que eu quero e nunca deixei de atuar — explicou Tássia ao jornal Extra, em 2016.
Em 2017, ela decidiu ir morar em Lisboa, em Portugal. Segundo explicou a Heloísa Tolipan, a decisão foi motivada por ameaças que estava sofrendo por conta de seu posicionamento político de esquerda.
— De certa forma, há tempos eu já planejava uma vida mais tranquila, longe dos grandes centros. Minha família é de Portugal e da Itália, sou cidadã italiana e, em alguns meses, terei a cidadania portuguesa. Sempre tive raízes aqui. Na década de 1990, cheguei a morar alguns meses na França e na Itália.
Em 2019, a arista sofreu um infarto e precisou de tratamento intensivo em um hospital português. Isso, porém, não a impediu de trabalhar nos anos seguintes. Recuperada, ela hoje se dedica ao teatro, no qual trabalha como diretora e atriz, além de fazer comerciais de TV e dar aulas na escola de atores portuguesa Nicolau Breyner. No país europeu, Tássia fez uma última novela em 2019, Valor da Vida, da TVI, na qual interpretou a muçulmana Aminah.
A atriz é bastante ativa nas redes sociais. Em seu perfil no Instagram, em que acumula 168 mil seguidores, ela costuma compartilhar alguns trabalhos seus e mostrar sua rotina em Portugal.